![](https://agenciadecomunicacao.uneb.br/wp-content/uploads/2025/01/cortar.jpg)
A UNEB, por meio do Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidades (CRDH), realizou na última segunda-feira (28) uma iniciativa pioneira de Benchmarking Colaborativo Internacional com pesquisadores da Universidad Andina Simón Bolívar (UASB).
O encontro, sediado na sede do CRDH, localizada no Centro Histórico de Salvador, reuniu os pesquisadores para a troca de experiências, apresentação de projetos de pesquisa e discussão de temas de interesse para o Brasil e o Equador. Também foram abordadas oportunidades de mobilidade acadêmica e estratégias para fomentar a produção científica conjunta. Estiveram presentes os professores Gustavo Garcia Brito (Bolívia) e Viviane Monteiro (Brasil).
O “Benchmarking Colaborativo” representa uma oportunidade estratégica para o avanço da pesquisa e inovação, além de estreitar os laços internacionais entre Brasil e Equador.
“Estamos iniciando conversações acadêmico-científicas para retomar o convênio com a Universidad Andina Simón Bolívar, sede Equador, que permitiu a capacitação em cursos de mestrado e doutorado, não só de professores da UNEB, como de profissionais da Justiça e Segurança Pública que atuam na esfera dos direitos humanos na Bahia e no Brasil. A ideia agora é ampliar as ações, com a inclusão de novas áreas como: Direitos da Natureza, Direito Internacional, Empreendedorismo, Comunicação, Cultura e Literatura Latino-americana”, detalhou o coordenador do CRDH e docente da UNEB, José Cláudio Rocha.
A Estação Científica Bahia do CRDH da UNEB está habilitada a receber até 25 pesquisadores visitantes nacionais e internacionais, que podem contar com um ambiente de pesquisa e inovação apropriado para as suas investigações.
Texto: Danilo Cordeiro/Ascom. Imagem: arquivo pessoal