![](https://agenciadecomunicacao.uneb.br/wp-content/uploads/2025/02/foto-dh.jpg)
Com o objetivo de capacitar as profissionais que dão apoio humanizado e acolhimento às gestantes e às puérperas, a UNEB, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), promoveu o curso para Doulas Comunitárias em Salvador.
A formação, realizada entre os meses de maio e dezembro de 2024, foi voltada para mulheres residentes do distrito sanitário Cabula-Beiru, região marcada por desafios socioeconômicos e dificuldades na saúde pública.
Sob a coordenação da professora Mary Lúcia Galvão, o curso totalizou 180 horas de atividades e contou com a participação de docentes e especialistas nas áreas de Direito, Doulagem e Enfermagem Obstétrica.
“Essa iniciativa revelou a importância social do projeto, ao demonstrar que as rodas de mulheres implementadas pelas participantes do curso na comunidade empoderaram as mulheres, resgatando sua autonomia sobre o próprio corpo. Além disso, a ação fortaleceu o controle social por meio da formação de redes de apoio, ampliando a difusão do conhecimento sobre os direitos das gestantes durante a gestação e o parto, embasado em evidências científicas, bem como resgatando os saberes ancestrais desse território”, explicou Mary Lúcia Galvão.
A formação esteve alinhada com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e buscou estruturar uma rede de acolhimento comunitário, preparando as participantes para implementar práticas de humanização durante a gestação, parto e pós-parto. Participaram da formação 19 mulheres que irão atuar nos bairros de Salvador: Mata Escura, Pernambués, Tancredo Neves, Susuarana e Engomadeira.
A proposta busca promover a valorização social das doulas comunitárias, formando profissionais que conhecem de perto as necessidades de suas comunidades e que atuam como agentes de transformação. Ao empoderar outras mulheres, as doulas fortalecem a autonomia e ajudam a reduzir a violência obstétrica, contribuindo assim para a melhoria da assistência ao parto e o fortalecimento da saúde pública.
Texto: Equipe do projeto, com edição da Ascom. Fotos: arquivo pessoal
![](https://agenciadecomunicacao.uneb.br/wp-content/uploads/2025/02/foto-2-1024x768.jpg)
![](https://agenciadecomunicacao.uneb.br/wp-content/uploads/2025/02/foto-5.jpg)
![](https://agenciadecomunicacao.uneb.br/wp-content/uploads/2025/02/foto-1-1024x768.jpg)
![](https://agenciadecomunicacao.uneb.br/wp-content/uploads/2025/02/foto-4.jpg)
![](https://agenciadecomunicacao.uneb.br/wp-content/uploads/2025/02/foto-3.jpg)
![](https://agenciadecomunicacao.uneb.br/wp-content/uploads/2025/02/foto-7.jpg)
![](https://agenciadecomunicacao.uneb.br/wp-content/uploads/2025/02/foto-8.jpg)
![](https://agenciadecomunicacao.uneb.br/wp-content/uploads/2025/02/foto-6-819x1024.jpg)