Salvador: UNEB sedia evento de lançamento de ações para popularização da ciência nos territórios de identidade da Bahia

Investimentos somam R$ 67,3 milhões para fortalecimento da educação científica nas escolas da Bahia.

Em cerimônia histórica, realizada nesta segunda-feira (19), no Teatro UNEB, localizado no Campus I da instituição, em Salvador, o governador do estado, Jerônimo Rodrigues, e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, lançaram um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento e à popularização da educação científica nas escolas da Bahia, que somam R$ 67,3 milhões em investimentos.

Jerônimo: “A ciência é o conhecimento, a tecnologia, é transformar o conhecimento numa arte”.

O evento contou com a participação de estudantes da educação básica, professores, pesquisadores, gestores escolares e universitários, além de autoridades políticas.

“Tudo que a gente usa, pega ou vê tem ciência, tem um conhecimento acumulado. Ciência é isso, é um conhecimento acumulado, que é transferido. A ciência é o conhecimento, a tecnologia, é transformar o conhecimento numa arte, em uns óculos para melhorar nossa visão, em um prato de alimento na mesa, no combate à fome”, disse o governador Jerônimo Rodrigues.

O evento marcou a abertura da Caravana da Ciência, iniciativa em comemoração aos 40 anos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e que vai percorrer todos as unidades da federação, levando informações, pesquisas e oficinas abertas à população.

Luciana: “A popularização da ciência estimula a juventude por meio de clubes, feiras e olimpíadas de forma lúdica e criativa”.

“A popularização da ciência, para a gente estimular Clubes de Ciências, estimular feiras, Olimpíadas, que são maneiras lúdicas, criativas; fazer com que a juventude se interesse pelo conhecimento. Esse é um compromisso do presidente Lula com o Brasil e com o povo da Bahia. Eu fico feliz de poder estar aqui garantindo que essas políticas possam impulsionar o nosso desenvolvimento e a verdadeira emancipação do nosso povo, que passa pelo seu conhecimento”, afirmou a ministra do MCTI, Luciana Santos.

A reitora da UNEB, Adriana Marmori, destacou a relevância das ações para o fortalecimento da educação científica. “Ver jovens da educação básica produzindo ciência mostra que estamos formando uma nova geração comprometida com o social, que é possível produzir ciência do sertão às aldeias, nos quilombos e nas zonas rurais. A UNEB representa uma educação territorializada, que chega às casas dos filhos e filhas da Bahia. Precisamos construir uma ciência que valorize a ancestralidade e responda aos desafios do nosso tempo”, destacou a reitora.

Adriana: “Jovens da educação básica produzindo ciência revelam uma nova geração comprometida com o social”.

Um dos anúncios mais aguardados foi a sanção da Lei Pop Ciência Bahia, o Programa de Promoção, Popularização e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação, que cria uma política permanente de fomento à ciência e à inovação com foco nas juventudes. A lei, que será coordenada pela Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), estabelece princípios e diretrizes para ações estruturadas, como letramento científico, interiorização do conhecimento e estímulo à participação de comunidades tradicionais, mulheres e pessoas com deficiência em atividades de pesquisa.

PopCiência Jovem

Também foi assinado o decreto que regulamenta o Projeto de Educação Científica e Promoção das Ciências para a Juventude, o PopCiência Jovem, que reunirá, de forma articulada entre as Secretarias da Educação (SEC) e da Secti, iniciativas transdisciplinares voltadas à formação científica das juventudes baianas.

Como parte do decreto PopCiência Jovem, estão previstas atividades como a realização de eventos científicos em escolas e territórios de identidade, a criação da Rede Bahia Faz Ciência e a formação de um coletivo de Jovens Embaixadores Territoriais da Ciência. O projeto também prevê o Selo Bahia Faz Ciência, que reconhecerá escolas que promovam, na teoria e na prática, a valorização da ciência, o enfrentamento das desigualdades e a formação científica de base. Além disso, haverá apoio à formação de professores e estímulo à criação de editais e parcerias institucionais voltadas à popularização da ciência.

Clubes de Ciências

Na ocasião foi autorizado ainda o lançamento do edital para seleção de 400 professores para coordenar clubes de ciências em escolas da rede pública estadual. A ação, que será executada pela Secti, SEC e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), integra a Agenda Bahia Faz Ciência na Escola e destinará R$ 8 milhões para concessão de bolsas e fomento à pesquisa escolar, nos 27 territórios de identidade, estimulando o protagonismo estudantil e a difusão da cultura científica.

Também foi assinado um protocolo de intenções com os Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) e Organizações do Sistema S para o desenvolvimento e execução conjunta de programas e projetos para a promoção da educação científica, tecnológica e empreendedora.

A Trilha de Inovação adaptará para as escolas uma metodologia já aplicada no Parque Tecnológico da Bahia, para levar os estudantes por diferentes etapas do processo de inovação: da introdução à ciência no currículo à incubação de ideias, passando por noções de propriedade intelectual, formação empreendedora e, por fim, a aceleração dos projetos com potencial e sua valorização de patente e criação de startups. A ação será coordenada pela Secti, em parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e outras instituições.

André: “A educação científica é para todos. A nossa agenda da Trilha de Inovação é uma revolução na educação”.

“A educação científica é para todos. Você vai montar o Clube de Ciências e vamos trabalhar a nossa agenda da Trilha de Inovação. É uma revolução na educação, porque você sai de uma forma tradicional que é de levar conteúdo para os estudantes. Ninguém recebe livro, ninguém recebe apostila, recebe desafio, recebe problema para resolver. Então, vai ter que criar o próprio conhecimento, criar uma possibilidade de solução para os problemas”, explicou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro.

A SEC foi autorizada a publicar edital unificado das quatro universidades estaduais referente a oferta de 225 vagas para programas de mestrado profissional, destinadas, exclusivamente, aos coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino.

Durante a cerimônia também ficou definido que a Bahia será beneficiada pela chamada pública Programa Mais Ciência na Escola, executada pelo CNPq/MCTI/FNDCT, tendo a maior rede contemplada no Nordeste. Serão implementados 180 laboratórios maker em 180 escolas e mais de 1.800 vagas para estudantes bolsistas em atividades de iniciação científica. Além da estruturação dos laboratórios, estão previstas formações para professores, feiras e olimpíadas científicas, e o incentivo à participação de cientistas em sala de aula.

Dentre as ICTs que participaram do edital, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) foram contempladas e coordenarão as ações para instalar os laboratórios nas unidades.

A programação do evento incluiu ainda uma série de atos conjuntos entre os governos estadual e federal. Foram assinados também termos com universidades públicas baianas no âmbito da chamada pública Identidade Brasil, da FINEP/MCTI/FNDCT, voltada à recuperação e preservação de acervos científicos e culturais. A Bahia foi destaque nacional ao emplacar sete projetos, abrangendo instituições como UEFS, UFBA, UFSB, IFBA e UESC.

Um dos projetos beneficiados pelo edital é o “Rede Interdisciplinar, Ciências, Tecnologias, Inovação nos Territórios Escolares”, vinculado ao Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus III da UNEB, em Juazeiro.

“A participação da UNEB nessa rede fortalece o trabalho e as ações de ensino, pesquisa e extensão que os departamentos desenvolvem nos territórios. Particularmente, o DCH III trabalha com as comunidades locais, e essa iniciativa representa o fortalecimento dessas ações, especialmente nas escolas, de forma contínua. Por meio dos cursos de Pedagogia e Jornalismo em Multimeios, fortalecemos a iniciação científica júnior, promovemos a cultura científica e estimulamos o pensamento crítico e a capacidade inventiva dos estudantes”, destacou a articuladora do projeto e diretora do DCH-III, Andréa Cristiana Santos.

Além disso, foi oficializado um Acordo de Cooperação Técnica entre o MCTI e o Governo do Estado para execução conjunta de políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação. A parceria permite a integração entre o PopCiência, o programa federal Mais Ciência na Escola e o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial, fortalecendo a base científica da educação pública.

Com esse conjunto de ações integradas, a Bahia consolida uma agenda estratégica voltada à popularização da ciência, ao fortalecimento da educação científica e ao estímulo à inovação em todo o estado.

*Informações da Secti e GOVBA, com edição da Ascom
Fotos: Danilo Oliveira/Ascom