Alegria e fantasia: 3ª edição do Bloco Batuque UNEB leva animação e agito às ruas do Centro Histórico de Salvador

Evento reuniu comunidade acadêmica da UNEB para celebração do Carnaval.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Universidade de Toda a Bahia desfilou com seu bloco de carnaval “Batuque UNEB” no Centro Histórico de Salvador, na tarde da última quarta-feira (26), consolidando sua tradição na participação das festas populares da Bahia.

Repletos de fantasia, brilho e entusiasmo, os membros da comunidade acadêmica da instituição saíram em cortejo pelas ruas do bairro Santo Antônio Além do Carmo, ao som contagiante do grupo de fanfarra Charanga Banema. O repertório musical trouxe de volta os sucessos inesquecíveis da Axé Music, que neste ano celebra seus 40 anos de existência.

“Estamos no terceiro ano consecutivo com o nosso bloquinho ‘Batuque UNEB’ desfilando pelas ruas do Centro Histórico de Salvador. A adesão da comunidade acadêmica da universidade tem sido enorme, com todos participando com muita alegria dessa atividade cultural tão importante como o Carnaval. Eu sempre digo: a universidade pública precisa estar conectada com a realidade e presente em todos os espaços. Esse evento é uma prova concreta de que estamos cumprindo esse papel. Agradeço a todas as pessoas da nossa instituição que se dedicaram a organizar essa iniciativa e aderiram com entusiasmo a esse movimento cultural”, ressaltou a reitora Adriana Marmori, que acompanhou o bloco.

A vice-reitora, Dayse Lago, também esteve presente no evento e destacou a importância da comunidade unebiana participar do momento festivo do Carnaval. “Não é apenas uma celebração da cultura baiana e brasileira, mas também uma oportunidade de confraternização com nossos servidores, colegas, amigos e familiares. Além do bloquinho, também organizamos uma ação de arrecadação de alimentos de grande importância para a Campanha Carnaval sem Fome, da ONG Ação da Cidadania. Essa iniciativa reforça o compromisso da nossa instituição com a solidariedade e o bem-estar social, tornando o nosso carnaval um misto de prazer, alegria e fraternidade”, afirmou.

O servidor da Secretaria Especial de Contabilidade e Finanças (Seconf) da Universidade, André Raimundo, acompanhou o evento com muita animação. “É uma experiência única e gratificante participar dessa festa. É um momento de alegria, confraternização e celebração da nossa cultura. A energia e o entusiasmo de todos são contagiantes, e isso reforça o espírito de união e pertencimento à nossa universidade”, disse.

O evento foi realizado pelo Gabinete da Reitoria e as Assessorias Especial de Cultura e Artes (Ascult) e de Comunicação (Ascom) da instituição.

UNEB no circuito do Carnaval

Nesta sexta-feira (28), às 20h, a Universidade fará sua estreia oficial no circuito do Carnaval de Salvador, com o “UNEB Folia Espaço Cidadania”, na Biblioteca Anísio Teixeira, localizada na Avenida Sete de Setembro, ao lado da Igreja de São Bento.

O local irá servir como um ambiente de acolhimento, apoio e orientação. Haverá distribuição de informativos, cartilhas e materiais educativos sobre prevenção e combate às violências enfrentadas por populações em situação de vulnerabilidade. Além de ações de divulgação do programa Universidade Para Todos (UPT), cujo objetivo é democratizar o acesso à educação preparando cada vez mais jovens para o ingresso nas universidades públicas. Também terá orientações específicas sobre saúde e prevenção para a população LGBTQIAPN+ e trabalhadoras e trabalhadores do Carnaval.

O espaço estará em funcionamento até o dia 4 de março, a partir das 15h. A comunidade unebiana interessada em aproveitar os dias de folia, deverá realizar inscrição prévia no Sistema Gerenciador de Eventos (SGE) da Universidade para garantir reserva de vaga, pois o espaço está sujeito à lotação. Acompanhantes externos também devem se inscrever, e menores de idade só poderão acessar o ambiente acompanhados de seus responsáveis.

Confira fotos da cobertura do Bloco Batuque UNEB 2025
Confira fotos da participação da reitora Adriana Marmori no Bloco Batuque UNEB 2025

Texto: Danilo Cordeiro/Ascom
Fotos: Danilo Cordeiro e Danilo Oliveira/Ascom