O Campus da UNEB, no bairro do Cabula, em Salvador, foi tomado pela alegria da comunidade. Mais de 500 pessoas participaram do “São João Solidário – Arraiá dos 40”, na noite da última sexta-feira (16).
Estudantes, docentes, técnicos e a comunidade do entorno do Cabula, lotaram a festa, que integrou a programação alusiva aos 40 anos da universidade, valorizando as tradições juninas do Nordeste com muito forró, quadrilha e comidas típicas.
Foi um momento de muita alegria e confraternização, mas também de solidariedade. Os presentes doaram cerca de meia tonelada de alimentos não perecíveis, que serão distribuídos entre instituições beneficentes.
A Reitora da UNEB, professora Adriana Marmori, destacou que a festa celebra a cultura regional ao tempo em que estimula ações de solidariedade e empatia. “A melhor forma de comemorar esses 40 anos de UNEB é, sem dúvida, com a presença do povo no campus, confraternizando, ocupando seu espaço e, claro, cumprindo com o dever social de ajudar a quem precisa. O sentimento é de gratidão por ver a comunidade dentro da universidade, que é pública, é de toda gente”, comemorou a reitora, que trouxe a sua família para participar do arrasta-pé.
A vice-reitora da universidade, Dayse Lago, celebrou a realização da festa. “Esse é um São João especial, pela comemoração dos 40 anos da UNEB, pela celebração do nosso recredenciamento enquanto universidade pública. Nada mais simbólico do que comemorar com a nossa gente. Uma oportunidade de saudar a existência da UNEB e de fortalecer os nossos laços”, declarou.
“Estou no primeiro semestre e esse é o primeiro evento que participo na universidade. É muito legal ver tanta gente ocupando este espaço em clima de alegria e confraternização”, declarou João Paulo Carneiro, estudante do curso de Administração.
O evento foi uma realização do Gabinete da Reitoria, das assessorias Especial de Cultura e Artes (Ascult) e de Comunicação (Ascom), em parceria com as pró-reitorias de Extensão (Proex), de Administração (Proad), de Infraestrutura (Proinfra), com o Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET I), os colegiados dos cursos de Design e Urbanismo e a Universidade Aberta a Terceira Idade (Uati).
Moradora do bairro da Liberdade, em Salvador, Lenice Santana, prestigiou o evento. “Soube desse arraiá por um amiga, estudante do curso de Nutrição da universidade. Estou feliz em poder participar desse evento que a UNEB promoveu de forma tão organizada e aberta à comunidade para brincar o São João“, declarou.
Vila Junina – A decoração da festa contou com o apoio de estudantes dos cursos de design e urbanismo da universidade que, sob coordenação da professora Adriana Fernandes e a parceria da servidora da Assessoria de Comunicação (Ascom), Marina Marques, trabalharam na construção e montagem do ambiente cenográfico de uma vila junina para que todos e todas pudessem se sentir em uma tradicional festa de São João do interior.
“Aplicamos um conceito de casinhas do interior na produção do cenário. E o resultado foi a reprodução de uma vila junina típica de uma cidade do interior nordestino”, explicou Adriana Fernandes ao lado de Marina Marques, egressa do curso de design, que destacou: “Foram dias de muito trabalho criativo e mão na massa, e o envolvimento de toda equipe foi essencial. Foi muito gratificante ver o público aproveitar os espaços como eles foram planejados tirando fotos, se divertindo”, afirmou Marina.
Confira galeria de fotos do São João Solidário – Arraiá dos 40
Texto e fotos: Leandro Pessoa/Ascom