Artes de matrizes africanas tematizam evento promovido por grupo da UNEB

O Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio-Americanos (Cepaia) da UNEB, localizado no Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, vai sediar a primeira edição da Roda de Saberes Poético-Musicais Koringoma.

 

O evento será promovido no dia 27 de março, a partir das 17h, pelo Grupo de Pesquis-Ação Caminhos para uma educação Musical afro-brasileira (Koringoma) em parceria com o Cepaia.

A programação conta com o lançamento do livro “Barulho Calado”, com Filipe Buba, e o relato de Thon Nascimento sobre a pesquisa aplicada “Djemberem” no Parque São Cristóvão: “uma proposta pedagógica de música africana”.

O evento reserva também a participação de Doudou Rose Thioune, músico, griô senegalês e professor, que irá compartilhar experiências do projeto “Kalama – a palavra do tambor” e uma roda musical com a participação de todos e todas presentes.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a identidade, a cultura e a presença negra nos espaços universitários por meio da educação musical, a Etnomusicologia e as Ciências Sociais, tendo como estratégias a pesquisa, a produção e a divulgação de conhecimentos, saberes e práticas específicas relativas às músicas de matrizes africanas e afro-ameríndias no contexto histórico e contemporâneo, urbano e rural.

Informações: Cepaia/UNEB – tel. (71) 3241-0840 ou e-mail cepaiacultural@gmail.com.