Atividades formativas marcam implantação do Programa de Arte e Cultura na UNEB: dias 12 e 13/12 

A Reitoria e a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNEB realizará, nos dias 12 e 13 de dezembro, de forma remota, a programação formativa que marca a implantação do Programa de Arte e Cultura (Proarte) na instituição.  

As atividades configuram uma oportunidade da comunidade acadêmica e externa debaterem o papel dos Conselhos de Cultura no atual contexto de renovação do campo, sobretudo em virtude da retomada do Ministério da Cultura. As atividades do primeiro dia serão abertas ao público com transmissão ao vivo pelo canal da TV UNEB, no YouTube. 

No dia 12, a partir das 9h, acontece a Roda de Poemas Mulheres e Versos Afiados com a participação das poetas baianas Pók Ribeiro (Uauá), Sandra Liss (Cachoeira) e Vânia Melo (Salvador).

Em seguida será realizada a solenidade de instalação do Conselho Gestor do Proarte, em mesa oficial que contará com a participação da reitora da UNEB, Adriana Marmori; da vice-reitora, Dayse Lago; da pró-reitora de Extensão, Rosane Vieira; da presidenta do Conselho Gestor do programa, Daniela Galdino, e da assessora Especial de Cultura e Artes (Ascult), Nelma Arônia. 

Encerrando as atividades do dia 12, à tarde, a partir das 13h30, acontecerá a mesa de debate “O Papel dos Conselhos de Cultura na democratização do acesso às políticas públicas”. A mesa contará com a presença da presidenta da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Maria Marighella; da diretora de Cultura do município de Itacaré, Ronara Criola; da conselheira municipal de Cultura Arcoverde, Gabi Beneditta. A atividade será mediada pela professora Cláudia Vasconcelos, membro do Conselho Gestor do Proarte. 

No dia 13, a programação será voltada para trabalhos internos com o Encontro de Planejamento Estratégico do Conselho Gestor do Proarte, em que estarão reunidos conselheiras/es/os titulares e suplentes para um estudo coletivo da Resolução CONSU UNEB nº 1583/2023, que institui o programa no âmbito da UNEB; será discutido também o Regimento Interno do Conselho e o Edital Proarte 2024.  

A expectativa é que esse primeiro edital, a ser publicado já no início do semestre acadêmico de 2024.1, fomente projetos e programas de extensão vinculados aos eixos de Mobilidade, Circulação e Residência artística; Formação, Experiência e Fruição; Produção Artística e Economia da Criatividade; Manifestação Popular, Patrimônio e Comunidades; Eventos, Feiras, Festas e Festivais artísticos. 

O que é o Proarte?

Aprovado pelo Conselho Universitário (Consu) da UNEB em junho deste ano, o Programa de Arte e Cultura (Proarte) é um instrumento voltado para o apoio e fomento de ações extensionistas na área de Arte e Cultura. O  conselho gestor instalado no evento será responsável por formular e gerir as políticas de arte e cultura no campo extensionista.

“O Proarte da UNEB é uma iniciativa pioneira que visa fortalecer as ações extensionistas no âmbito da arte e cultura. Com a criação do seu Conselho Gestor ProArte, a UNEB se torna uma das poucas universidades públicas brasileiras que conta com um órgão específico para definir as políticas culturais da instituição. Essa conquista é ainda mais significativa em um contexto de valorização da cultura nacional, como o retorno do Ministério da Cultura, um importante parceiro para o desenvolvimento artístico do país”, afirma a professora Daniela Galdino.

O Conselho Gestor do programa dispõe de 48 assentos destinados a titulares e suplentes representantes das Pró-Reitorias de Extensão (Proex), de Ensino de Graduação (Prograd), de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG), de Ações Afirmativas (Proaf), de Infraestrutura (Proinfra), de Assistência Estudantil (Praes), da Assessoria Especial de Cultura e Artes (Ascult), do Fórum de Diretores e dos Núcleos Territoriais da universidade. 

Com a implantação do programa, a UNEB passa a integrar o grupo de universidades públicas brasileiras que dispõem de conselhos de Arte e Cultura (ou similar) dentro da estrutura de gestão. Algumas dessas instituições são a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Texto: Leandro Pessoa/Ascom. Imagem (destaque): Divulgação