Em audiência pública realizada na manhã de hoje (22), na Sala de Comissões da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador, foi discutida a implantação de um campus da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Subúrbio Ferroviário da capital baiana.
Requerido pelo Movimento em Defesa da Universidade do Subúrbio (Modus) e proposto pelo deputado estadual Robinson Almeida, o encontro contou com a presença da reitora da UNEB, Adriana Marmori, e de representações políticas, da sociedade civil e do Governo Estadual.
“Aqui, nesta data, estamos debatendo a implantação de um novo campus a partir da escuta do povo, a partir de um processo democrático de mobilização social. Essa é uma demanda legítima, que vem das bases e coaduna com o que defendemos, enquanto projeto republicano de nação, que coloca os sujeitos sociais no protagonismo da história, afirmando o que querem e como querem. Então, como reitora da UNEB, me coloco inteiramente à disposição para o diálogo e para a ação”, destacou a reitora.
O deputado Robinson Almeida ressaltou a importância do debate para implementação da UNEB no Subúrbio. “Esse encontro é importante para encaminharmos um projeto sólido e sensibilizar as instituições e o Governo do Estado a investir na estrutura necessária como espaço físico, contratação de professores e técnicos”, afirmou.
Para o representante do Modus e professor do Colégio Estadual Nelson Mandela, Nilton Araújo, a implantação da universidade representará avanço e desenvolvimento para a região. “ Hoje somamos cerca de 600 mil habitantes no subúrbio de Salvador. A chegada da UNEB marcará profundamente a autoestima da nossa população e o desenvolvimento da nossa comunidade”, frisou.
A audiência pública contou também com a participação de estudantes do Colégio Estadual Nelson Mandela, localizado no bairro de Periperi, em Salvador, e de representantes do movimento secundarista estudantil e da União Nacional dos Estudantes (UNE).
“A implementação do campus da UNEB no Subúrbio Ferroviário de Salvador irá contribuir com a formação dos jovens, a partir oferta local de vagas para ingresso no ensino superior público”, defendeu o líder estudantil, Luiz Gustavo.
Segundo a representante da UNE, Gisele Freire, a chegada da UNEB no Subúrbio possibilita que “os estudantes e moradores da localidade tenham acesso à universidade pública com facilidade e garantindo a permanência dos discentes em sala de aula”, declarou.
Ao final da audiência, o deputado Robinson Almeida firmou o compromisso de montar um grupo de trabalho que envolverá a UNEB, Secretaria de Educação, Poder Legislativo estadual e a comunidade para elaboração do projeto de implantação do campus da universidade no Subúrbio de Salvador.
Texto: Danilo Cordeiro/Ascom. Fotos: Danilo Oliveira/Ascom