Aulão do UPT/UNEB coloca em diálogo Geografia, Língua Espanhola e Direitos Humanos

A manhã de sábado foi de concentração e estudos para os estudantes do UPT/UNEB. Fotos: Cindi Rios/Ascom

O Projeto Universidade para Todos (UPT/UNEB) realizou, na manhã de hoje (5), novo Aulão Preparatório no Teatro UNEB, Campus I, no bairro do Cabula, em Salvador.

Monitores orientaram as apresentações pelo tema “Refúgio: entre imagens, textos e sons”

Estiveram em pauta as disciplinas Geografia e Língua Espanhola, orientadas pelo tema “Refúgio: entre imagens, textos e sons”, com especial enfoque para os Direitos Humanos.

Os monitores de Geografia, Edson Luís dos Anjos e Tatiana Lyra, se dedicaram às explicações sobre conceito, causas e consequências das migrações; condições de refúgio nos dias atuais e temas como antiterrorismo e xenofobia.

A língua de países vizinhos, responsáveis por grande parte dos fluxos migratórios nas Américas, também foi destaque. Os monitores Ivonete Pereira e Ricardo Souza, de Língua Espanhola, tiraram dúvidas dos estudantes sobre substantivos heterosemânticos, artigos e interpretação textual.

Vanessa: “Discutir os fluxos migratórios, para entendermos o que está acontecendo hoje”

“Precisamos realmente discutir os fluxos migratórios, porque essas questões são históricas. É importante aprendê-las, para entendermos o que está acontecendo hoje. Simplesmente barrar imigrantes não é uma solução, porque vivemos em uma época de guerras. É necessário ter cuidado com o outro e aprender a ter respeito em nossas comunidades, para depois organizar a sociedade como um todo”, destacou a estudante do UPT/UNEB Vanessa do Rosário, 19 anos.

As apresentações foram coordenadas pelas professoras especialistas Jussara Fraga Portugal (Geografia) e Maria Avani Nascimento Paim (Espanhol), que ofertaram suporte aos discentes de graduação (monitores) que subiram ao palco.

IDEB no UPT/UNEB

Ainda durante o Aulão, o monitor do UPT/UNEB Matheus de Deus mobilizou as atenções para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O monitor Matheus de Deus convidou todos para cantar música autoral sobre Saeb/Ideb

Além de explicações sobre a natureza dos exames, questões metodológicas e o período de aplicação, os estudantes foram convidados para uma performance coletiva:

“É o Saeb que vai me dizer, o que eu preciso para poder crescer. E o IDEB vai fazer valer. Se liga aí, aluno do UPT. Vamos fazer valer. Chegou a hora da gente vencer”, cantaram todos os presentes no teatro, em coro, a composição do monitor.

As médias de desempenho do Saeb, juntamente com os dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Aulões 2019

Outras atividades culturais também foram promovidas durante o evento: voz e violão, apresentação de dança e sessões de canções brasileiras, sempre com a participação de monitores e alunos UPT/UNEB.

Simone: “A nossa expectativa é de superarmos as aprovações do último ano”

Os Aulões acontecem simultaneamente na capital e no interior do estado, e têm como objetivo ampliar as alternativas de preparação dos estudantes de escolas e colégios públicos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para processos seletivos.

“Continuamos contando com um imenso engajamento dos nossos gestores de polo e alunos. Todos se mobilizam no sábado, com muita alegria e desejo de vencer. A nossa expectativa é de superarmos as aprovações do último ano, que só na UNEB representou cerca de 49% do total de vagas ofertadas”, salientou a coordenadora geral do UPT/UNEB, Simone Wanderley.

As atividades são realizadas quinzenalmente, com diferentes disciplinas, e seguem até as vésperas do Vestibular UNEB 2020, no mês de dezembro.

UPT em Cajazeiras (Pré-Flin)
 
O dia também foi de muita atenção e concentração para os estudantes do Colégio Estadual Rafael Oliveira,  que participaram do terceiro aulão do Programa Universidade para Todos (UPT/UNEB) no bairro de Cajazeiras.

A atividade fez parte da programação preparatória para o Festival Literário Nacional (Flin), que será promovido pelo Governo do Estado, no mês de novembro. Durante o aulão, os estudantes revisaram conteúdos de Redação e História, assistiram a uma apresentação sobre as políticas afirmativas da UNEB e participaram de um momento motivacional.
 
Patrícia Machado, coordenadora geral do Universidade para Todos (UPT), falou sobre o impacto da ação pedagógica na vida dos estudantes: “Esta é mais uma contribuição da SEC-BA (Secretaria Estadual da Educação) no processo de aprendizagem dos nossos estudantes. Não é só se preocupar com o conteúdo, do que vai cair na prova, de como se dar bem naquelas questões, mas também de como eles podem se dar bem na vida, no contexto educacional”, ressaltou.