O Universidade para Todos – Bahia (UPT/UNEB) realizou, na manhã de hoje (13), a segunda edição do Aulão Show 2022, no Teatro UNEB, no Campus I, no bairro do Cabula, em Salvador. A atividade foi transmitida ao vivo pelo canal oficial do UPT/UNEB no YouTube.
Estiveram em pauta as disciplinas Matemática e Redação, orientadas pelo tema “A interpretação é o ‘X’ da questão: gênero textual e linguagem matemática”, com especial enfoque para a interpretação de questões em processos seletivos e situações problema.
Os monitores/professores Anderson Gabriel (Matemática) e Caroline Cerqueira (Redação) dedicaram-se às explicações sobre assuntos como medidas de tendência central, médias aritmética e aritmética ponderada, mediana, gêneros textuais e tipologia.
“Embora muitas pessoas achem que Matemática e Redação não se relacionam, elas possuem relações. Matemática precisa muito da interpretação textual, de identificar as palavras chaves, os conectivos. Na preparação do aulão, nós conseguimos articular isso bem. Aqui, pudemos resolver problemas das duas disciplinas, a partir de gêneros textuais que são trabalhados por ambas”, explicou Anderson.
Segundo Caroline, o retorno do calor do público na presencialidade a motivou para superar dificuldades com a outra matéria e a aprender um pouco mais sobre essa relação possível. Ela celebrou a ativa participação dos cursistas e a oportunidade de vê-los dentro da UNEB. “É uma forma de estimulá-los a participar, a estudar, a querer ocupar este espaço que é deles, é nosso”, destacou.
As apresentações foram coordenadas pelas professoras especialistas Marluce Alves dos Santos (Matemática) e Carla Severiano de Carvalho (Redação), com suporte da Coordenação Geral Pedagógica do UPT/UNEB.
Sonho com a vida universitária
O estudante Uanderson Sousa Andrade, de 17 anos, frequenta as aulas no Polo do Colégio Estadual Nelson Mandela, e marcou presença nesse aulão, entrando pela primeira vez na universidade.
“Estou achando uma experiência incrível estar aqui hoje. As pessoas foram receptivas, acolhedoras. É algo surreal, é extraordinário entrar na UNEB e imaginar que futuramente farei parte disso aqui”, registrou o jovem, que pretende ingressar na graduação de Medicina.
Ainda durante o evento, os estudantes, presentes e aqueles que prestigiavam a transmissão ao vivo, foram convidados a interagir com os monitores/professores, a responder questões, participaram de desafios e assistiram à apresentação artística do colega do UPT e poeta Thiago Almir e a um novo episódio do Programa NadiaViCronicamente, da TV UNEB.
A cursista Creuza Maria dos Santos, de 64 anos, não perde a oportunidade de participar dos aulões. Há 30 anos longe da sala de aula, ela afirma que está “se jogando” nas atividades do Polo do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, em busca do seu sonho de ingressar no curso de Pedagogia ou de Ciências Sociais.
“Quando adentrei a UNEB, no primeiro aulão, veio na minha mente: ‘meu Deus, é isso que eu quero para mim, vou fazer uma universidade, adquirir aprendizado’. Quanto mais você procura, mais encontra a sabedoria e o conhecimento. Todos aqui me abraçaram, os monitores, meus colegas de sala, os professores, a coordenação. É disso que a gente precisa, de carinho, acolhimento e vontade de continuar”, celebrou Creuza.
Coordenadora Geral do UPT/UNEB, Simone Wanderley prestigiou o evento e saudou as equipes do programa e os cursistas. “A cada nova edição me sinto ainda mais feliz. É um prazer muito grande vê-los aqui no teatro da nossa universidade. Vamos seguir realizando os aulões até as vésperas do nosso próximo vestibular”, ressaltou a gestora.
Os Aulões Show são abertos ao público e acontecem sempre aos sábados, com divulgação prévia nos perfis e páginas oficiais do programa nas redes sociais. A cada edição, novas disciplinas conduzem as atividades, que possuem o objetivo de ampliar as alternativas de preparação dos estudantes de escolas e colégios públicos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para processos seletivos de ingresso no Ensino Superior.
Fotos: Danilo Oliveira/Ascom