AVANÇO ACADÊMICO: UNEB entrega novos equipamentos e instalações à comunidade do Campus de Senhor do Bonfim

Equipamentos irão contribuir para formação dos estudantes e mais conforto e segurança para docentes e servidores técnicos

Dando continuidade a importantes investimentos destinados à comunidade acadêmica, a UNEB entregou na manhã dessa sexta-feira (16), no Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII, em Senhor do Bonfim, equipamentos e instalações que irão contribuir para formação qualificada dos estudantes e mais conforto e segurança para docentes e servidores técnicos da unidade.

Foram entregues a construção do Centro Baiano de Pesquisas Biológicas (CBPBio) e de microscópios para laboratório da unidade e de mais cinco campi (Alagoinhas, Barreiras, Caetité, Paulo Afonso e Teixeira de Freitas), a reforma completa da Sala dos Professores, melhorias nas instalações da residência universitária e a construção dos banheiros no Espaço Professora Olga Campos de Menezes.

Adriana: “Investimento na qualidade da educação e na valorização dos estudantes, docentes e técnicos”

A cerimônia de inauguração contou com a presença da reitora da universidade, Adriana Marmori, a vice-reitora, Dayse Lago, o pró-reitor de Infraestrutura (Proinfra), João Rocha, o coordenador de Articulação de Projetos para a Educação (SEC), Helder Amorim, os diretores Rudval Souza (DEDC-Senhor do Bonfim), Vinícius Santos (DEDC-Paulo Afonso) e Andrea Cristiana Santos (DCH-Juazeiro), e as ex-diretoras Suzzana Alice Almeida e Edonilde Barros, e representantes da comunidade universitária.

“Estou muito feliz em participar da inauguração de novas instalações no Campus de Senhor do Bonfim, que vão beneficiar toda a comunidade acadêmica. Aqui temos um complexo de laboratórios, banheiros reformados, sala de professoras mais confortável e uma residência universitária mais acolhedora. Esses equipamentos foram fruto de uma demanda dos nossos discentes, que merecem o melhor ensino e pesquisa. São obras que representam um investimento significativo na qualidade da educação e na valorização dos nossos estudantes, docentes e servidores técnicos, que fazem a diferença na nossa universidade”, destacou a reitora.

Dayse: “Nosso papel é valorizar esse patrimônio entregue para servir também aos futuros discentes da nossa universidade”

A vice-reitora, Dayse Lago, expressou sua satisfação com a entrega dos novos equipamentos. “O espaço físico construído, os equipamentos entregues e a articulação entre a atual gestão da universidade são frutos de um trabalho coletivo e comprometido com a qualidade do ensino neste departamento, na qualificação dos professores e profissionais que atuam aqui. A partir disso, o nosso papel é cuidar e valorizar esse patrimônio que foi entregue para servir também os futuros discentes que chegarão em nossa universidade”.

O pró-reitor de Infraestrutura (Proinfra), João Rocha, ressaltou que a entrega das novas instalações no Campus de Senhor do Bonfim “é resultado do compromisso do projeto de gestão das professoras Adriana e Dayse, que tornou-se realidade para comunidade universitária do local”.

Novos equipamentos darão mais eficiência e qualidade às atividades

Recém-eleito diretor de departamento do Campus VII, Rudval Souza, destacou que os novos equipamentos facilitarão a continuidade da eficiência e qualidade das atividades no campus. “Queremos agradecer toda a parceria da comunidade acadêmica por essa conquista e por sempre querer fazer o melhor por nosso departamento, aqui em Senhor do Bonfim”.

Rudval: “novos equipamentos facilitarão a continuidade da eficiência e qualidade das atividades no campus”

Estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Augusto Oliveira, ressaltou que a chegada dos novos equipamentos no campus contribui para formação acadêmica dos discentes. “É necessário que nós estudantes tenhamos ferramentas adequadas para a nossa aprendizagem, para a produção de ciência, para a produção de material científico. Ter hoje esse espaço é muito gratificante porque eu sei que eu vou poder seguir as minhas metas, para realizar esses procedimentos e que eu possa trazer como consequência disso um modo evolutivo para a universidade e para a sociedade”.

Ana Paula: “É um incentivo enorme, tanto para a formação dos licenciados quanto para a produção científica”

A coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Ana Paula Guedes, comemorou a chegada dos equipamentos. “Foi um trabalho coletivo dos colegiados do curso de Biologia da universidade. Conseguimos dez equipamentos de esteromicroscópio, dez de microscópio, dois de alta resolução. Isso vai fortalecer muito o ensino e a pesquisa, especialmente agora que vamos receber os discentes com a volta às aulas. É um incentivo enorme, tanto para a formação dos licenciados quanto para a produção científica”.

Assinatura para implantação do PPGESA em Sr. do Bonfim e P. Afonso

Durante a solenidade de entregas dos novos equipamentos no Campus de Senhor do Bonfim, os gestores da universidade realizaram a assinatura interdepartamental para a implantação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) em uma parceria entre os campi de Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso.

Assinaram o documento a reitora Adriana Marmori, o diretor de departamento Vinicius Santos (DEDC- Campus Paulo Afonso) e as ex-diretoras Suzzana Alice Almeida e Edonilde Barros.

Gestores realizaram assinatura interdepartamental para a implantação do PPGESA, em parceria com Juazeiro, Sr. do Bonfim e P. Afonso

“Nós estamos fazendo aqui hoje um ato simbólico de entrega para os três departamentos para a oferta do programa. Tenho certeza que na próxima reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da universidade estaremos aprovando essa decisão. Eu sei que a criação de um programa demanda docentes, espaços de pesquisa, mas a universidade avança quando ela desenvolve tecnologia, inovação e novas posições de pesquisa. Parabéns a todos e todas por esse esforço de tornar realidade o estabelecimento de um programa de pós-graduação interdepartamental em nossa universidade”, disse a reitora Adriana Marmori.

O Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), se propõe a promover uma formação geral na área do ensino, tendo como fundamento a compreensão da contextualização dos conhecimentos e saberes escolares e das políticas educacionais inerentes aos territórios nos quais essas são construídas ou para os quais são direcionadas, o que influencia diretamente na abrangência dos processos educativos e nas concepções conceituais que norteiam o fazer docente.

Texto: Danilo Cordeiro/Ascom. Fotos: Danilo Oliveira/Ascom