“Realizamos os nossos sonhos juntas, o sonho do acesso à universidade pública. Não foi um caminho fácil, mas a satisfação de ver nosso nome na lista de aprovados é inexplicável. Essa concretização só foi possível porque o UPT existe, porque ele resiste.”
A fala de Maíra Valesca Santos, egressa do Programa Universidade para Todos (UPT), emocionou o público e as autoridades presentes no evento UPT/UNEB 2023: Bloco na Rua – Trilhando os Caminhos para a Universidade, que aconteceu neste sábado (29), em Salvador.
Maíra estava ao lado da irmã gêmea Maísa. Ambas obtiveram aprovação em universidades públicas, nos cursos de Fonoaudiologia (UNEB) e de Artes Visuais (UFBA), respectivamente, e foram aplaudidas pelas mais de 300 pessoas entre monitores, gestores e equipe administrativa presentes.
“A Rede UPT é forte e coesa. Cada uma das pessoas que atua no desenvolvimento das ações do programa é um agente de transformação social, é um agente de mudança na vida dos milhares de cursistas. Sabemos que o caminho é longo e difícil, mas juntos encontramos a direção. Sigamos realizando sonhos como os das gêmeas Maíra e Maísa!”, destacou a secretária da Educação (SEC), Adélia Pinheiro, que representou o governado do estado, Jerônimo Rodrigues.
Presença: UPT UNEB está em 129 municípios
O evento teve como objetivo aproximar os colaboradores promovendo um espaço dialógico para orientar os trabalhos dessa edição do programa, iniciado em junho com ampla participação nas 269 turmas, presente nos 129 municípios baianos que acolhem as ações do programa executadas pela UNEB.
“A família UPT UNEB é grande! Somos a maior executora do programa, com mais de 13 mil cursistas dedicados e engajados a ocupar seus espaços na universidade. Todos e todas têm direito ao ensino superior, todos e todas merecem ser protagonistas de suas próprias vidas, exercendo sua autonomia e cidadania. Colocamos mais um bloco na rua, uma nova edição, novos sonhos. Sucesso a todas e todos!”, frisou a reitora da UNEB, Adriana Marmori.
A vice-reitora Dayse Lago destacou a importância dos técnicos da universidade para a execução do programa. “Cerca de 85% do corpo de trabalho do UPT é formado por servidores técnicos. Não apenas nas ações da sala de aula, mas nos bastidores, nos arranjos internos que permitem que a engrenagem UPT se movimente com fluidez e eficiência”, ressaltou.
Simone Wanderley, coordenadora geral do UPT UNEB, reforçou que “o bloco já está na rua, já estamos em atividade desde junho, com salas de aulas cheias, com nossos monitores, gestores e equipe técnica dando o tom das ações e trilhando, lado a lado com os estudantes, os caminhos para a universidade”, destacou.
O Universidade para Todos é um programa de transformação social, uma política pública de inclusão, que já tornou realidade o sonho do acesso ao ensino superior de 26.627 pessoas de 2003 a 2023. E, nessa edição, outros 13.466 sonhos inundam as salas de aula do programa.
“Sou mulher preta, periférica, estudante de escola pública. E é desse lugar que afirmo: esse programa nos dá esperança, oportunidade, perspectiva de vida. Em breve, estarei na UNEB!”, celebrou Steffany Almeida, cursista do polo Rômulo Almeida.
A mesa solene contou ainda com a participação da pró-reitora de Extensão (Proex), Rosane Vieira, da representante dos docentes, Márcia Barreiros, da representante dos técnicos, Gersânia Conceição, da representante dos monitores, Emanuele de Carvalho.
A programação do evento reservou também reuniões com gestores, supervisores, equipes administrativa e financeira e de comunicação, além da formação dos monitores, com apoio dos professores especialistas.
A banda Desatinados de Senhor do Bonfim abriu o evento com muita música e animação.
Novidade: aulões todos os sábados
Esta edição do UPT já chegou com novidade. Através de uma parceria entre Secretaria da Educação (SEC) e o UPT/UNEB, estão sendo realizados aulões em escolas por diversos municípios da Bahia, aos sábados. Enquanto as atividades do evento aconteciam, secundaristas também participavam das ações em cidades do interior do estado.
O objetivo é complementar a formação dos estudantes concluintes do Ensino Médio e auxiliá-los nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Texto: Wânia Dias/Ascom
Fotos: Danilo Oliveira/Ascom