Campus III: Utilização das novas tecnologias é destaque no IV Workshop em Horticultura Irrigada do Vale do São Francisco

Evento reuniu estudantes do curso de Engenharia Agronômica, discentes do Cetep e produtores

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia: Horticultura Irrigada (PPGHI) da UNEB promoveu o IV Workshop em Horticultura Irrigada do Vale do São Francisco, no Departamento de Tecnologias e Ciências Sociais (DTCS) do Campus III da Universidade, em Juazeiro.

O evento, realizado no último dia 20 de setembro, teve como tema a “Horticultura 4.0: Tecnologias e inovações no Vale do São Francisco” e reuniu estudantes do curso de Engenharia Agronômica da UNEB, discentes do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco (Cetep), além de produtores rurais da região.

“O termo horticultura está relacionado à fruticultura e olericultura, juntando as duas partes formamos a horticultura, e o 4.0 reflete a tecnologia, a inovação, o foco do agro, ou seja, é a inovação da horticultura dentro do agro”, explicou a coordenadora do PPGHI, Ana Rosa Peixoto, sobre o tema do workshop.

A certificação de frutas foi o tema da palestra de abertura do evento ministrada pela engenheira agrônoma, Márcia Andrade. A palestrante afirmou que a certificação é uma tecnologia promissora e importante para os produtores da região. “A certificação é uma inovação tecnológica, então quando o produtor é certificado ele tem práticas agrícolas de forma sustentável, ou seja, uma agricultura sustentável.” relatou.

Estagiário em empresa de nutrição mineral de plantas, Lucas Moniz comentou que “o evento contribui com essa interação com a universidade, as instituições públicas e com setor produtivo privado, tentando passar o máximo de informação de qualidade para o produtor rural, com palestras de alta qualidade”, afirmou.

Também presente no evento, a diretora do DTCS-III, Gertrudes Macário, reforçou a importância de acompanhar o avanço das tecnologias. “Hoje, a pessoa que está imersa às novas tecnologias e não mergulha na horticultura 4.0 fica fora do mercado”. A diretora também falou sobre a importância da presença dos alunos da rede de ensino público da Bahia. “A participação de estudantes do ensino médio, do ensino técnico, em um workshop como esse, é muito importante para eles conhecerem as tecnologias que estão sendo aplicadas no setor do agronegócio no Vale do São Francisco. Hoje, quando se pensa em agricultura, a questão da inovação em tecnologia é muito forte”, disse.

O evento contou ainda com as palestras sobre o manejo biológico da bananeira, do engenheiro agrônomo Vagner Rodrigues Filho, e nematoides na hortifruticultura, ministrada pela Patrícia Oliveira, pesquisadora e nematologista.

Os participantes tiveram a oportunidade de participar de oficinas práticas, abordando diversas temáticas ligadas à inovação e tecnologia no campo, alinhadas ao conceito de Horticultura 4.0.

O Workshop proporcionou ainda espaço para a troca de experiências entre os estudantes, profissionais e produtores locais, reforçando o papel do Vale do São Francisco como um polo de referência em horticultura irrigada e inovação tecnológica.

Texto: Rayssa Keuri, Núcleo de Comunicação – Campus III, com edição da Ascom
Fotos: André Amorim
, Núcleo de Comunicação – Campus III