Na manhã de ontem (8), candidatos participaram das provas do concurso para admissão no Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.
Os concorrentes realizaram as provas objetiva de conhecimentos e discursiva. O certame é realizado pela UNEB, com a banca examinadora da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).
O Campus I da universidade, em Salvador, foi um dos locais de aplicação do exame. A unidade contou com a presença e o acompanhamento da reitora, Adriana Marmori; do tenente-coronel da Polícia Militar, Ricardo Santana; e do presidente da Flem, Rodrigo Hita.
“É uma honra a universidade estar à frente dessa seleção. Uma parceria que já foi estabelecida há muitos anos com a Polícia Militar e com o Corpo de Bombeiros. O nosso desejo, enquanto universidade, é que possamos colaborar para que os que ingressam nas corporações sejam pessoas que passaram por processo seletivo lícito, organizado, com competência de seleção, e possam vir a compor os quadros da segurança pública do nosso estado”, destacou a reitora.
Para o tenente-coronel, Ricardo Santana, é uma satisfação compor esta parceria de sucesso com a UNEB e a Flem na organização da seleção para recrutamento de recursos humanos da Polícia Militar. “Nós temos um universo de quase nove mil candidatos para 140 vagas. Percebemos o quão é concorrido esse certame. Desejemos sorte a todos os concorrentes”.
Segundo o presidente da Flem, Rodrigo Hita, a organização do concurso é desafiadora pela expectativa e grande procura geradas pelo CFO. “A nossa expectativa é que esta seleção ocorra tranquilamente com a parceria profícua entre a Flem, a UNEB, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros”, salientou o gestor.
De acordo com o edital do processo seletivo, será divulgado nesta segunda-feira (9) os gabaritos preliminares das provas objetivas.
O concurso ainda prevê uma segunda etapa de seleção, de caráter eliminatório, com série de testes, entre eles: exames médico-odontológico, avaliação psicológica, avaliação física e investigação social, exame documental, e o teste de habilidade específica (exclusivo para Corpo de Bombeiros Militar da Bahia).
Texto: Danilo Cordeiro/Ascom
Fotos: Danilo Oliveira/Ascom