Capes aprova novo curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da UNEB

A UNEB comemora mais uma conquista para o fortalecimento da educação superior na Bahia. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a criação do novo curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (PPGED) da Universidade.

O curso, que será oferecido nos campi de Jacobina e Conceição do Coité, ocupa-se dos processos de formação e das práticas de educadores visando a preparação profissional para atuarem com as diversidades e singularidades socioeducativas e culturais, priorizando o estudo da diversidade e o fortalecimento das bases teóricas dos educadores, a inovação pedagógica e a formação continuada.

“Com muita satisfação e orgulho que anunciamos a aprovação do curso de doutorado do PPGED pela Capes. Essa conquista atende a uma demanda histórica dos nossos professores da área e reafirma a capilaridade da UNEB, além da perspectiva da interiorização da pós-graduação no estado da Bahia. Este é mais um compromisso concretizado, conforme previsto em nosso Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) e em nosso Programa de Gestão”, ressalta a reitora da instituição, Adriana Marmori.

O pró-reitor de Pesquisa e Ensino de Pós-graduação (PPG) da Universidade, Elizeu Clementino, destaca a importância da aprovação do novo curso de doutorado na instituição. “A proposta do curso aprovada alinha-se à política institucional, conforme estabelece o PDI, o Plano de Gestão e a Política de Pesquisa e Pós-graduação da PPG, face ao fortalecimento dos programas de pós-graduação, da territorialização, interiorização e defesa irrestrita da multicampia, qualificando ações de formação em rede, através de cooperação interdepartamental entre os campi de Jacobina e Conceição do Coité da Universidade”.

A coordenadora do PPGED, Iris Verena Oliveira, celebra a conquista da aprovação do curso de doutorado. “O PPGED recebe com muita alegria a aprovação do doutorado. É uma conquista que foi muito batalhada e está sendo muito comemorada por toda a comunidade acadêmica do programa. Agradecemos, em especial, à comissão que elaborou a proposta junto à Capes”.

O curso de doutorado do PPGED, inicialmente terá oferta de 20 vagas. A formação atuará na área de concentração Diversidade Profissionalização Docente, em duas linhas de pesquisa: Linha 1 – Educação, linguagens e identidades; e Linha 2 – Cultura, docência e diversidade.

Texto: Danilo Cordeiro/Ascom