A UNEB, por meio da Cátedra Fidelino de Figueiredo, recebe a Exposição “Voltar aos passos que foram dados” na galeria do setor, localizada no Pavilhão de Aulas Multidisciplinar (PAM), em frente à Assessoria de Comunicação (Ascom), no Campus I, em Salvador.
Aberta para visitação gratuita até o dia 30 de abril, a iniciativa consiste em uma homenagem ao centenário do célebre escritor José Saramago, único autor da língua portuguesa a conquistar o Prêmio Nobel de Literatura (1998). Ele também recebeu o Prêmio Camões, em 1995.
A ação tem como objetivo a divulgação e a orientação pedagógica dos visitantes, permitindo um contato de iniciação ou de revisão com a literatura e com o pensamento saramaguiano.
Com seleção e composição textual de Carlos Reis, comissário do centenário José Saramago e professor da Universidade de Coimbra (UC), e Fernanda Costa, assessora do comissariado, a exposição conta com artes do designer André Letria. A mostra promove uma viagem em 15 telas pela biografia do autor.
Nascido em 16 de novembro de 1922, em Golegã, vila portuguesa pertencente ao distrito de Santarém, José de Souza Saramago é autor de romances como: “Terra de Pecados” (1947), “Memorial do Convento” (1982), “Ensaio Sobre a Cegueira” (1995) e “Ensaio Sobre a Lucidez” (2004).
A exposição conta com apoio da UNEB, por meio da cátedra e da Assessoria Especial de Cultura e Artes (Ascult), do Instituto Camões e da Fundação José Saramago, que coordena a celebração do centenário.
Informações: e-mail catedrafidelino@uneb.br.