Cegres-Diadorim leva projeto TransUNEB com trio para 20ª Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia: dia 10/9, em Salvador  

Estudantes trans da universidade, de campi da capital e interior, são monitoras voluntárias do projeto de extensão.

O Centro de Estudos em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade (Cegres-Diadorim) da UNEB vai participar da 20ª Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia, que se realizará neste domingo (10), a partir das 13h, em Salvador.

Nesta edição do evento, que volta a acontecer após três anos de interrupção presencial devido à pandemia da covid-19, o Diadorim vai levar ao desfile o seu projeto de extensão TransUNEB – Bahia sem LGBTfobia.

A ação terá o exclusivo Trio Elétrico da Prevenção ao HIV/aids, Formação de Professores e Promoção dos Direitos Sexuais e Humanos, que vai trazer como atração principal o DJ Chiquinho e a participação da DJ Adriana Prates, para animar o circuito da parada.

Segundo o professor da UNEB Osvaldo Fernandez, pesquisador e membro fundador do Cegres-Diadorim, “mais de 10 estudantes trans da universidade, oriundas da capital e do interior, estarão como monitoras voluntárias do projeto de extensão” nesta edição do desfile. O TransUNEB conta com o apoio da Reitoria da universidade.

No domingo, a concentração do evento será na Praça Dois de Julho (Largo do Campo Grande), com a previsão de começo do desfile às 14h.

Na véspera, sábado (9), às 13h, acontecerá a Caminhada Trans, que parte do Casarão da Diversidade, no Pelourinho, e vai percorrer as ruas do centro histórico de Salvador.

“O Diadorim desfila com trio elétrico exclusivo na Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia há 20 anos, praticando uma intervenção cultural e política que tem alcance de cerca de 500 mil pessoas, entre moradores e turistas”, destaca Osvaldo Fernandez.

A 20ª Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia, evento coordenado pela Grupo Gay da Bahia (GGB), trará o tema “Inclusão e diversidade no mundo corporativo pós-pandemia”.

Assista aqui ao filme de campanha da parada

Texto: Toni Vasconcelos/Ascom. Imagem: Divulgação.