A UNEB, por meio do Centro de Estudos e Inovação em Turismo de Base Comunitária (Ceitbc), realizará no dia 29 de janeiro, a palestra especial sobre O Terno de Reis Rosa Menina.
O evento será às 10h, no Auditório Jurandyr Oliveira, localizado no Departamento de Educação (DEDC) do Campus I da Universidade, em Salvador.
A exposição será conduzida pelos palestrantes Isabel Doria, que irá contar a história do Terno de Reis, e por Bruno Cerqueira, que irá falar sobre acessibilidade da Cultura. A palestra antecipa as comemorações dos 80 anos de fundação e tradição do Terno de Reis nas festas populares da Salvador.
O Grupo Cultural Terno de Reis Rosa Menina é o mais antigo e tradicional terno soteropolitano. Foi fundado em 1º de novembro de 1945 por Silvano Francisco do Nascimento no bairro de Brotas, em Salvador, e, 10 anos depois, migrou para Pernambués, onde permanece. No bairro, o senhor Silvano conheceu e casou-se com Luiza Cruz do Nascimento. Assim, filhos e netos do casal mantêm a tradição da festa até os dias de hoje.
O evento é aberto ao público e conta com apoio do Ministério da Cultura, da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, e da Fundação Gregório de Mattos.
A atividade integra a programação dos 15 anos de existência do projeto de ensino, pesquisa e extensão Turismo de Base Comunitária do Cabula (TBC Cabula), que terá uma extensa comemoração durante todo este ano.
Texto: Leandro Pessoa/Ascom