Centro de estudos da UNEB reúne pesquisadores para debater democracia e justiça social no contexto internacional

Cepaia da UNEB reuniu pesquisadores em palestra sobre democracia e justiça social no contexto internacional

O Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio-Americanos (Cepaia) da UNEB realizou, ontem (10), a palestra “Diálogos Latitudes Africanas”.

Com o tema “Democracia, justiça social, ambiental e de gênero no contexto internacional”, a iniciativa se constitui a partir da ideia de pensar justiça social, de gênero, racial e ambiental de maneira contextualizada entre Brasil, Canadá e África, sendo ainda um espaço para se pensar novos caminhos para o saber científico no estado da Bahia.

Mediada pelo professor, Bas’Ilele Malamalo, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), a palestra foi proferida pela docente e pesquisadora Gina Thésée, da Faculté des sciences de l’éducation de l’Université du Québec à Montréal – UQAM.

Ambos os professores são interessados nos estudos da educação de pessoas em situação de múltiplas vulnerabilidades, notadamente, células que resultam de dinâmicas sistêmicas de dominação, opressão e exclusão. A palestra também contou com a participação do docente Paul R Carr, da Université du Québec en Outaouais, Canadá.

Participaram também da palestra os professores da UNEB, Osvaldo Fernández e Katharina Doring, além do coordenador do Cepaia da universidade e organizador da iniciativa, Euclides Santos.

O evento ainda reservou momentos de trocas de experiências sobre ensino, pesquisa e extensão com a participação da pró-reitora de Ações Afirmativas (Proaf) da UNEB, Dina Maria do Rosário, e do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras (PPGEAFIN) da universidade, Joabson Figueiredo.

Fotos: Mauricio Cordova/Ascom