O Centro de Estudos Euclydes da Cunha (CEEC) da UNEB lança nesta quinta-feira (4) o volume 12 da Revista Canudos.
A edição especial da publicação celebra a memória de ilustres moradores da histórica Canudos, os quais em vida legaram enorme contribuição e novos conhecimentos sobre a Guerra, mas, sobretudo, acerca da vida cotidiana na cidade conselheirista entre aos de 1893 e 1897, antes de ser destruída pelo exército republicano, com um saldo de milhares de mortos.
A revista relembra os memorialistas João Guerra, Paulo Monteiro e João de Régis que contribuíram para uma melhor compreensão da luta e resistência do seu povo, assim como, desmentindo mentiras históricas sobre Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro.
O periódico também relembra a história dos canudenses contada pelos seus descendentes, filhos e netos, como dona Alzira, nonagenária da terra, através de texto escrito por sua filha, formada pela UNEB.
A revista também oferece homenagem ao ex-diretor e um dos fundadores do CEEC, Renato Ferraz, falecido em 2002 e um dos grandes estudiosos sobre Canudos. A publicação poderá ser acessada através do site.