Promover a atualização, o diálogo e a troca de experiências entre professores, gestores e técnicos da Rede de Educação do município de Pintadas, além de fortalecer o compromisso da UNEB com a Educação Básica baiana.
Esses foram os objetivos da primeira fase do Ciclo de Formações Continuadas, realizada pela Prefeitura Municipal em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da universidade, nos últimos dias 20 e 21 de maio.
Com o tema “Educação e Saúde Sistêmica: um olhar pela Cosmovisão Indígena”, o encontro ocorreu em simultâneo à programação da 1ª Feira Indígena de Pintadas, com exposições de artesanatos e medicinas indígenas, cantos, danças e contação de histórias.
Na ocasião, foram ministradas seis oficinas voltadas à qualidade de vida e promoção da saúde, desenvolvidas por professores da UNEB, dos Campi de Salvador, Jacobina e do Avançado de Lauro de Freitas, com representantes indígenas das etnias Kariri-Xocó, Fulni-ô e Fulkaxó.
A Proex planeja novas formações dentro da mesma temática, com a possibilidade de parceria com os Centros de Estudos sobre Povos Indígenas e Populações Tradicionais (Cepit) e de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação (Opará), ambos da universidade.
O Ciclo de Formações Continuadas no município de Pintadas conta com o trabalho das equipes das Gerências de Extensão (Geex) e de Apoio à Cultura e às Ciências (Gacc) da Proex.