Será lançado nesta terça-feira (17), às 16h, o documentário “O Caso Pizzolato: Por uma Questão de Justiça”, no Teatro da UNEB, no Campus I, em Salvador.
De autoria do cineasta Silvio Tender, o filme será apresentado no evento seguido do debate sobre o lawfare e o uso da justiça como instrumento de perseguição política.
Estarão presentes o personagem do longa e sindicalista, Henrique Pizzolato, e a coordenadora da Associação Brasileira de Juristas Pela Democracia, Hadassa Freire. O cineasta Silvio Tendler participará do lançamento de forma online.
Silvio Tendler iniciou sua trajetória no cinema através do Movimento Cineclubista, em meados dos anos sessenta.
É conhecido como “o cineasta dos vencidos” ou “o cineasta dos sonhos interrompidos” por abordar em seus filmes personalidades como os então presidentes João Goulart e Juscelino Kubitschek e o político baiano Carlos Marighella.
Tendler é também fundador da Caliban Produções, produtora direcionada para biografias históricas de cunho social. Sua trajetória revela décadas de pesquisas que deram origem a seu acervo particular de imagens, com mais de 80 mil títulos sobre a História do Brasil e do Mundo dos últimos 60 anos, sendo, possivelmente, o maior do gênero existente no Brasil.
O evento é realizado em parceria com o Núcleo de Estudos da América Latina (Neal) da UNEB, a produtora Caliban Produções, e o Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras da Bahia (Sindipetro).
*Matéria atualizada às 11h28, do dia 17/09/24