Gestores, estudantes, professores e servidores técnico-administrativos reuniram-se, nesta quinta-feira (10), para a Solenidade de Abertura do Programa “Reitoria em Movimento”, no Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus 9 da UNEB, em Barreiras.
Durante o evento, membros da Equipe Central de Gestão Universitária (ECGU) se apresentaram à comunidade acadêmica do DCH, colocaram-se à disposição para diálogo e encaminhamento das demandas locais.
Segundo a reitora da UNEB, professora Adriana Marmori, com base no acolhimento, no debate de ideias, na busca coletiva por soluções e em uma gestão democrática, inclusiva e participativa, será possível a conquista de “um outro patamar de universidade”.
“Me sinto acolhida e feliz em nosso campus. Viemos aqui para trabalhar. A nossa marca é essa aproximação com vocês, é estarmos aqui dialogando, vendo os problemas, mas, encaminhando as demandas, resolvendo. Levando para a gestão, vendo o que pode ser feito e planejando o nosso orçamento, para que a gente possa dar conta das demandas apresentadas”, destacou a gestora, que foi também diretora do DCH por dois mandatos.
Demandas e encaminhamentos
Os gestores dialogaram sobre necessidade de melhorias infraestruturais e estruturais do departamento, protocolos de biossegurança para este novo momento de retorno gradual à presencialidade, acolhimento à comunidade acadêmica e sobre as perspectivas para o fortalecimento da oferta de cursos da UNEB no município.
“Damos as boas-vindas para a professora Adriana e toda a sua equipe, que estão aqui lançando esse programa importantíssimo para a gestão da nossa universidade. São diversos os desafios que teremos que enfrentar, todos nós, para nos adaptarmos e retornarmos com sucesso às atividades presenciais”, salientou o novo diretor eleito do DCH, professor Reginaldo Conceição Cerqueira.
Os participantes puderam também testemunhar a reafirmação do compromisso institucional para a realização de reformas no departamento, para a consolidação de laboratórios que atendam, sobretudo, ao curso de Engenharia Veterinária. Ações já planejadas nos últimos anos e atentamente acompanhadas pela atual equipe da Administração Central.
“É um prazer muito grande começarmos as atividades do Programa Reitoria em Movimento aqui no Campus de Barreiras. Essa aproximação é necessária, porque a construção de um espaço democrático, participativo e inclusivo se dá nas relações, na interação, no olho no olho. Aqui somos todos aprendizes e mestres. E, juntos, vamos pensar em como ofertar ações, projetos e parcerias com qualidade”, sinalizou a vice-reitora, professora Dayse Lago.
A transferência do Gabinete da Reitoria para o interior, já nesta primeira ação, contou também com a participação do chefe de gabinete, Pedro Daniel Souza, do assessor chefe da Reitoria, Sérgio São Bernardo, e dos pró-reitores de Ensino de Graduação (Prograd), Gabriela Rêgo Pimentel, de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG), Tânia Hetkowski, de Extensão (Proex), Rosane Vieira, de Administração (Proad), João Rocha, e de Infraestrutura (Proinfra), Fausto Guimarães, além das assessoras da Reitoria, Rita Chagas, e de Comunicação (Ascom), Wânia Dias.
Encontros e diálogos
A agenda da tarde do Programa Reitoria em Movimento foi com os docentes e técnicos administrativos do Campus 9, em Barreiras. Os gabinetes da Reitoria e da Prograd, da Proex e da PPG instalaram-se no DCH e receberam coordenadores de Colegiado de Curso e dos Núcleos de Pesquisa e Extensão (Nupe) e de Projetos de Extensão.
Para Mirian Pereira, servidora técnica-administrativa, a transferência da Reitoria para o Campus IX, durante esse período, é uma oportunidade de se aproximar da gestão central.
“Essa presença é muito importante para toda a comunidade do campus. Pudemos apresentar as nossas demandas olhando no olho dos gestores da Administração Central, através de um diálogo sensível e respeitoso. O Reitoria em Movimento é um programa que, ao descentralizar a gestão, nos acolhe, nos integra”, destacou a servidora.
Segundo o estudante Raycá da Silva, graduando em Letras, o programa é uma “maneira criativa e efetiva de acessar e acolher as demandas da comunidade acadêmica, buscando soluções”.
A professora, Loyana Dócio, destacou o caráter inclusivo e democrático da ação itinerante da Reitoria. “É muito importante que a Reitoria conheça de perto as nossas necessidades, para que pensemos juntos em estratégias resolutivas”, afirmou a docente.
A programação do dia foi encerrada com uma visita da Comitiva da Reitoria à Residência Universitária do campus. A reitora, a vice-reitora, os pró-reitores e assessores ouviram as demandas estudantis e, de modo coletivo, já sinalizaram soluções e estabeleceram encaminhamentos.
A reitora deixou o seu número de telefone com os estudantes presentes e frisou: “Vou acompanhar de perto todos os compromissos que assumimos aqui neste encontro. São demandas urgentes que serão solucionadas com a maior brevidade possível”.
Programa Reitoria em Movimento
O Programa Reitoria em Movimento possui a perspectiva de proporcionar à Administração Central a possibilidade de ampliar os espaços de escuta e diálogo com comunidade acadêmica e externa da UNEB.
“O Gabinete da Reitoria se coloca à disposição para construirmos, juntos, um trabalho que possibilite o crescimento da universidade e traga, sobretudo, o desenvolvimento das ações pensando cada campus. Queremos, a partir deste pontapé inicial, fazer uma gestão de aproximação entre a Reitoria e toda a comunidade acadêmica, desta grande UNEB e em sua grande multicampia”, explicou o chefe de gabinete, professor Pedro Daniel Souza.
A previsão do programa é construir uma agenda de encontros com os públicos de todas as unidades acadêmicas da universidade, para conhecer as realidades e as necessidades locais em todos os territórios de identidade da Bahia.