Tradicional Feira de Serviços da UNEB reúne centenas de pessoas no Campus de Salvador

Feira Servir UNEB ofertou serviços de saúde, educação, cultura, lazer e esporte para o público

A segunda edição da Feira de Serviços “Servir UNEB”, realizada no último sábado (25), lotou o Campus I da universidade, em Salvador.

Nivea garantiu atendimento em consulta cardiológica

A programação reservou atendimentos na área de saúde como consulta e exames cardiológicos, assistência nutricional à pessoa idosa e aferição de pressão arterial, orientações sobre hábitos saudáveis, triagem vocal, acupuntura, auriculoterapia e massoterapia.

Mesmo em um dia chuvoso, a comunidade externa foi aproveitar os serviços que estavam sendo oferecidos, como foi o caso da empregada doméstica, Nívea dos Santos, que chegou cedo para garantir o atendimento em cardiologia. “Estou achando essa ação maravilhosa, são serviços necessários e gratuitos que a população mais carente precisa”, disse a moradora do Cabula, que ainda garantiu a imunização contra a influenza.

Raquel teve orientação nutricional e ainda usufruiu do serviço do massoterapia

A aposentada Raquel Santos também foi ao local à procura de atendimento na área da saúde. “Vir procurar os serviços de saúde em cardiologia, nutrição, e também a massoterapia.  Estou sendo bem atendida e muito bem acolhida aqui. Parabéns a UNEB pela iniciativa”, afirmou uma das estudantes do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati) da universidade.

Além dos serviços de saúde, os visitantes da feira também tiveram a oportunidade de emitir RG gratuito e receberam orientações de intermediação de mão-de-obra, pelas instituições parceiras do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e do Sine Bahia, respectivamente.

Cleiltou destacou importância da inserção da comunidade no mercado de trabalho

“A nossa expectativa ao trazer o Sine Bahia para essa ação tão importante da UNEB é incluir os trabalhadores no mercado de trabalho. Sabemos como a comunidade precisa desse serviço essencial de apoio na busca de emprego”, frisou Cleilton Silva, consultor do Sine Bahia.

O público ainda contou com a unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), que esteve à disposição para realizar doação de sangue e cadastro de medula óssea. A equipe da Secretaria de Municipal de Saúde de Salvador (SMS) também esteve presente com aplicação da vacina contra influenza.

Portas abertas à comunidade externa

Dayse frisou o compromisso social da UNEB

A vice-reitora da instituição, Dayse Lago, destacou que a iniciativa aproxima a universidade da comunidade externa com oferta de atendimentos gratuitos na área de saúde, arte, cultura e lazer. “A Feira Servir UNEB reafirma o compromisso social da Universidade em promover a educação e o bem-estar social da comunidade externa do entorno da instituição”, ressaltou a vice-reitora.

Lara ressaltou a importância da universidade abrir as portas para comunidade

A coordenadora da iniciativa, Lara Lopes, também frisou que a feira de serviços estreita os laços da UNEB com a comunidade externa. “É um momento muito importante em que abrimos as portas da nossa universidade para a comunidade externa e mostramos um pouco do muito que a UNEB é e faz a partir dos seus cursos e projetos. É bonito ver todo envolvimento e participação ativa de todos os envolvidos. É um orgulho fazer parte desse movimento que é a SERVIR UNEB.”.

Organizada pela Assessoria Especial de Cultura e Artes (Ascult) da universidade, este ano, a Feira “Servir UNEB” ganhou reforço significativo da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da instituição.

Rosane Vieira: “a feira dissemina uma extensão mais encarnada”

“Nesta edição da feira fizemos uma ponte entre a Ascult e os Núcleos Pesquisa e Extensão dos Departamentos que fazem parte do Campus I. Podemos perceber que, além da prestação de serviço, estamos disseminando nesta iniciativa uma extensão encarnada, radical e rigorosa através dos projetos, desenvolvidos na nossa universidade”, afirmou a pró-reitora da Proex, Rosane Vieira.

Conforme Ana Geisa, estudante do curso de Medicina da universidade, a feira de serviços “reflete na possibilidade de interação dos estudantes com a comunidade, não apenas beneficiando os cidadãos através de serviços de saúde e conscientização, mas também enriquecendo a sua experiência enquanto futura profissional consciente e comprometida com o bem-estar coletivo”.

Ana disse que a ação contribui para sua formação profissional

A assessora da Ascult, Nelma Aronia, agradeceu a presença da comunidade externa na ação e antecipou que irá ampliar a oferta de serviços para a próxima edição. “Queremos agradecer a toda a comunidade que se fez presente aqui na feira e dizer que essa iniciativa, neste ano, foi um diferencial com a inclusão de serviços culturais e mais serviços sociais. Para a próxima edição, desejamos ampliar ainda mais a feira com maior quantidade de profissionais atendendo as demandas da comunidade”, destacou.

Nelma Arônia: “ampliar a oferta de serviços para a próxima edição”

A feira teve ainda exposição robótica, orientação vocacional e autoconhecimento, orientação para declaração do imposto de renda, espaço infantil com brincadeiras, contação de histórias e apresentação cultural. 

Durante a feira, o público teve a oportunidade de contar com a feira agroecológica, culinária, artesanato e brechó.

Texto e Fotos: Danilo Cordeiro/Ascom