O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UNEB realizou reunião extraordinária nessa terça-feira (20), por webconferência e transmissão ao vivo pelo canal da TV UNEB, no YouTube.
Na apreciação da pauta da reunião, presidida pela reitora da universidade, professora Adriana Marmori, os conselheiros deliberaram favoravelmente às resoluções ad referendum apresentadas, entre as quais a que aprova o calendário acadêmico geral do semestre letivo 2022.2 – que teve início em 15 de agosto e será concluído em 23 de dezembro, totalizando 105 dias letivos – e de cursos de férias para 2023.1, além do planejamento do semestre 2023.1.
Também votaram a favor do currículo reformulado do curso de graduação em Pedagogia (licenciatura), ofertado nos campi XVII (Bom Jesus da Lapa) e VIII (Paulo Afonso), e do curso de graduação em Ciências Sociais (bacharelado) do Campus I (Salvador).
Ainda quanto às resoluções ad referendum, Conselho autorizou o aumento de 100 vagas para o curso de Direito ofertado no Campus I, sendo 50 vagas no primeiro semestre para o turno matutino e 50 vagas no segundo semestre para o turno noturno.
Cursos redimensionados
O plenário do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNEB, que contou com a participação de cerca de 120 conselheiros, também deliberou acerca de outros significativos processos para a vida universitária, após apreciação das câmaras técnico-acadêmicas que compõem o colegiado.
Entre as decisões, o Consepe chancelou as propostas de redimensionamento dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas e em Pedagogia (anos iniciais), ambos vinculados ao Parfor (Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica).
Também foi aprovada alteração no regulamento das ações de curricularização da extensão na UNEB, prorrogando até o dia 29 de dezembro o prazo máximo para a implantação das Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira.
Manifestação antimachista
No expediente da sessão, a conselheira Gabriela Pimentel, pró-reitora de Graduação (Prograd) da instituição, leu carta de sua autoria em que “repudia veementemente as ofensas e a forma desrespeitosa e deselegante” de um conselheiro docente contra a presidente da Câmara de Ensino de Graduação e Sequencial do Consepe, Simone Coité, durante reunião dessa câmara no último dia 14.
“Foi constrangedor e revoltante. A interrupção desnecessária de mulheres por homens tem sido verificada em muitos momentos da história recente deste país. Posiciono-me em solidariedade à professora Simone. Vivemos um tempo novo na UNEB, liderada por duas mulheres, as professoras doutoras Adriana e Dayse. Que homens e mulheres tenham as mesmas oportunidades e condições de estudo e trabalho nesta universidade”, afirmou Gabriela Pimentel.
Solidarizando-se com a docente, a reitora Adriana Marmori informou que, observando as normas regimentais da instituição, procederá a um processo de advertência ao conselheiro em questão.
“Proponho também que o Consepe, bem como o Conselho Universitário (Consu) da UNEB, constitua uma comissão especial de direitos humanos, com o objetivo de apurar fatos como esse, de afronta aos direitos das mulheres, negros, pessoas LGBTQIA+ e com deficiência, e outros segmentos da nossa comunidade, os quais infelizmente ainda ocorrem nesta instituição”, recomendou a reitora.
Diversos conselheiros e conselheiras expressaram solidariedade à colega e apoiaram a firme posição da gestão universitária de adotar procedimentos legais para coibir atitudes machistas e sexistas na universidade.
Visivelmente emocionada, a conselheira Simone Coité, agradeceu todo o apoio e solidariedade recebidos do Conselho. “Registro aqui que sou unebiana com muito orgulho. Sou uma mulher negra e aqui continuarei em defesa da UNEB que tanto almejamos: uma universidade pública e inclusiva”.
Representação dos técnicos
A reitora Adriana Marmori aprovou a participação de servidores técnicos administrativos na reunião, com direito a voz, atendendo pleito do sindicato da categoria (Sintest-UNEB).
“Consideramos essa representação um avanço democrático porque nossos técnicos também participam ativamente da vida acadêmica da universidade. Os representantes poderão passar a ter direito a voto também, caso o Consepe faça alteração em seu regimento”, destacou a reitora.
A vice-reitora Dayse Lago agradeceu a participação dos conselheiros, ressaltou a democratização do acesso à reunião via internet e concluiu:
“Deliberamos hoje aqui sobre vários e importantes processos, alguns de reformulações de cursos, que vão atender melhor a formação dos nossos estudantes“.
No fim dos trabalhos, a reitora Adriana Marmori agradeceu “a todas e todos que contribuíram para o êxito desta reunião, em especial o apoio da Assessoria de Comunicação (Ascom), via TV UNEB, pela transmissão ao vivo no YouTube, dando ampla transparência aos debates”.
“Devemos sempre salientar a relevância das atribuições deste Conselho, como a de pensar as relações entre o ensino, a pesquisa e a extensão e a de se posicionar politicamente sobre o contexto educacional nacional e estadual, delimitando o papel fundante da nossa universidade nesse cenário”, disse a reitora
Texto e fotos (prints): Toni Vasconcelos / Ascom.