Em reunião extraordinária, na manhã de hoje (14), o Conselho Universitário (Consu) da UNEB aprovou mudança na data de votação da eleição direta para os cargos de reitor e vice-reitor da universidade.
A proposta de mudança, de autoria da Comissão Eleitoral do pleito, antecipa em um dia a votação. Assim, a comunidade acadêmica da instituição vai exercer o direito do voto no dia 3 de outubro próximo, e não mais no dia 4 seguinte, conforme estava previsto no cronograma do processo eleitoral.
Transmitida, via rede de videoconferência, para todos os campi e unidades da UNEB, a sessão do Consu foi realizada no auditório do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET) do Campus I, em Salvador.
Além da proposta da Comissão Eleitoral, outra opção de data – a votação ocorreria no dia 5 de outubro – foi apresentada para apreciação dos conselheiros. Por 27 votos contra cinco, foi aprovado o dia 3.
A alteração do dia de votação foi motivada por ser feriado em 4 de outubro em Paulo Afonso e outras localidades da região, o que prejudicaria o comparecimento do eleitorado ao pleito no Campus VIII, naquele município.
Manifestando-se favoravelmente à proposta da Comissão Eleitoral, o relator desse processo no Conselho Universitário, conselheiro João Silva Rocha, justificou seu parecer levando em consideração “o posicionamento de todos os departamentos da UNEB indicando não existir problemas na alteração da data”.
Fotos: Toni Vasconcelos/Ascom