O Conselho Universitário (Consu) da UNEB aprovou a criação do Centro de Pesquisa em Arquitetura de Computadores, Sistemas inteligentes e Robótica, com vinculação à Reitoria da universidade.
A deliberação foi tomada na tarde de quinta-feira (2), em sessão ordinária do Conselho Pleno presidida pela reitora Adriana Marmori, ocorrida por aplicativo de videoconferência. A partir dessa aprovação, o anterior Núcleo ACSO – demandante do processo – será capaz de fortalecer as suas ações e estender as suas atividades, também, para o interior do estado.
“Com a criação e vinculação do centro de robótica, ele passa a ser de toda a universidade. Que ele já chegue com projetos e se expanda para todos os departamentos, com ofertas para os nossos jovens da Bahia. Agradeço aos conselheiros e às conselheiras pela dedicação e pela forma séria com a qual seguem analisando todos os processos votados. Estamos avançando com verdadeiras conquistas para todo o nosso estado”, celebrou a reitora, professora Adriana Marmori.
Representantes do ACSO, os professores Josemar Rodrigues e Robson Marinho agradeceram pela minuciosa análise do pedido e pela aprovação, reforçando os compromissos para a ampliação das suas ações de produção, pesquisa e cooperação nacional e internacional.
“Agora, vamos fazer por merecer essa confiança que está depositada neste que é um dos grupos mais atuantes nesta área de robótica e inteligência artificial do Brasil e, digo mais, do mundo. Agradeço uma vez mais, e nos colocamos à disposição para colaborar com novas atividades e projetos”, destacou Josemar.
Pedagogia em Brumado e Prodocência
A criação do Curso de Graduação em Pedagogia (licenciatura), no Campus de Brumado, demandada pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) da unidade, foi aprovada pelo Conselho Pleno por unanimidade.
Diretora do DCHT, Luciana Pereira Cruz agradeceu aos conselheiros e à equipe que conduz as ações do curso pela conquista. “Esta é a primeira graduação aprovada nesta gestão. É um curso de Pedagogia em Brumado, então, isso é motivo de muita alegria para todos nós. Só temos a agradecer e fazer o melhor pela educação, que é isso que nós queremos, e também pelo território onde estamos”, salientou.
Outra deliberação tomada pelo Consu foi a aprovação da proposta de criação e vinculação do Programa Prodocência Universitária às Pró-Reitorias de Ensino de Graduação (Prograd) e de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP) e ao Centro de Assessoria e Pesquisa em Inovação Pedagógica (CEAPIP) da instituição, também demandante do processo.
“Este é um programa de formação para os docentes da nossa universidade. Compreendemos a necessidade da ampliação de programas dessa natureza e a sua vinculação aos órgãos da universidade que tenham relação direta com a formação docente na instituição. A aprovação dessa vinculação vai possibilitar que o Ceapip possa fortalecer as suas ações, e já publique edital de pesquisa em ação-formação”, ressaltou a professora Dayse Lago, coordenadora do CEAPIP.
Engajamento do conselho
Entre as demais pautas aprovadas estão: a instituição do Auxílio de Avaliação Educacional (AAE) para participantes em bancas examinadoras de concursos da UNEB, da Chefia de Gabinete da Reitoria (CHEFGAB); e a alteração da Resolução CONSU Nº 1493/2021, que regulamenta o Estágio Pós-Doutoral, no âmbito da UNEB, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG).
Também durante a reunião ordinária, tomaram posse dois novos conselheiros do Consu, o diretor do Departamento de Educação (DEDC) do Campus de Alagoinhas, Aldrin Castellucci, e a professora Cynara Adriana Alves, em substituição ao diretor do DCHT em Bom Jesus da Lapa, que segue licenciado.
Ainda no início das atividades de instalação da reunião, a diretora do DCHT da UNEB, em Xique-Xique, Aigara Miranda Alves, solicitou um minuto de silêncio pelas recentes perdas de discentes da universidade, sinalizando que o departamento está em luto de três dias. O pedido foi acatado pela presidente do Consu, e todos renderam homenagens e prestaram solidariedade aos familiares.
Na mesma sessão, a presidente do Consu demarcou a posição contrária à proposta de pagamento de mensalidades em universidades públicas, criticando veemente a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 206/2019, e reafirmando a importância do conselho se posicionar em defesa das universidades públicas.
Texto e Fotos (prints): Núcleo de Jornalismo/Ascom