Consu constitui comissão para avaliar semestre letivo remoto e aprova regulamentação para bolsas de monitoria de graduação em EaD

Reunião do Conselho foi transmitida ao vivo pelo canal da TV UNEB no YouTube. Fotos (prints): Toni Vasconcelos/Ascom


O Conselho Universitário (Consu) da UNEB constituiu comissão com membros da gestão universitária e das representações da comunidade acadêmica com a finalidade de avaliar o atual semestre letivo – o primeiro da universidade realizado remotamente – e propor aprimoramentos para o próximo período.

A decisão foi tomada na segunda reunião do Conselho neste ano, ocorrida nessa quarta-feira (9), por meio do aplicativo Microsoft Teams e transmissão ao vivo pelo canal da TV UNEB no YouTube. Participaram 41 conselheiros, sob a coordenação do reitor José Bites, presidente do Consu.

Na parte inicial dos trabalhos, os conselheiros aprovaram as quatro resoluções ad referendum da pauta da sessão, entre as quais a constituição de comissão para elaborar e propor uma política de acessibilidade e inclusão para a universidade, e a regulamentação de procedimentos, concessão, acompanhamento e avaliação da bolsa de estudo PAC-DT para professores e técnicos da instituição.

Após apreciação dos respectivos processos pelas duas câmaras do Consu em separado, o Conselho pleno aprovou, entre outros itens da pauta, proposta de regulamentação para criação de vagas e bolsas semestrais de monitoria de ensino e de extensão para discentes dos cursos de graduação a distância (EaD) ofertados pela UNEB.

Os conselheiros votaram favoravelmente também a proposta de regulamentação da participação dos departamentos da universidade nos Complexos Integrados de Educação (CIEs), da rede pública estadual.

Foi aprovada por unanimidade alteração no nome do CAECDT da UNEB, que passou a ser denominado Centro Acadêmico de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial Paulo Freire, em homenagem ao centenário de nascimento do patrono da educação brasileira, comemorado neste ano.

Por fim, foi colocado em diligência o processo referente a proposta de normas e procedimentos para uso de sistema eletrônico de votação, via internet, na realização dos processos eleitorais na universidade. O processo retornará para apreciação do Consu em próxima reunião, depois de nova avaliação pela Câmara para Assuntos de Administração (CAD) do Conselho.