Coordenação Geral do UPT/UNEB representa programa em encontro de pré-vestibulares em Minas Gerais

UPT foi representado pela coordenadora-geral, Simone Wanderley, e pela coordenadora financeira, Jaqueline Machado

O Programa Universidade para Todos (UPT), no âmbito da UNEB, foi pauta do II Encontro Regional de Pré-Vestibulares Populares do Sudeste, em Ribeirão das Neves, Minas Gerais.

Simone: “Enquanto política pública, o nosso UPT foi um case de destaque”

À convite da Coordenação de Cooperação Social da Presidência (CCSP) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a coordenadora-geral do UPT/UNEB, Simone Wanderley, e a coordenadora financeira, Jaqueline Machado, representaram o UPT/UNEB no evento, entre os dias 2 e 4 de agosto.

“As trocas com mais de 70 projetos e programas de diferentes regiões do Brasil foi incrível. Fomos convidados para colaborar com os debates, em virtude dos mais de 20 anos de experiências exitosas e das vidas transformadas por toda a Bahia. Enquanto política pública, o nosso UPT foi um case de destaque e deve contribuir para a abertura de caminho para outras instituições”, destacou Simone.

O Programa UPT é coordenado pela Secretaria estadual da Educação (SEC) e executado pelas universidades parceiras: UNEB, Estaduais de Feira de Santana (Uefs), de Santa Cruz (Uesc), do Sudoeste da Bahia (Uesb) e as Federais do Recôncavo da Bahia (UFRB), do Oeste da Bahia (Ufob) e do Sul da Bahia (UFSB). Apenas sob a gestão da Universidade do Estado da Bahia, estão sendo ofertadas 13.366 vagas em 2024.

Evento foi promovido pela Fiocruz e reuniu mais de 70 instituições de diferentes regiões do país

O Universidade para Todos (UPT) recebeu, em 2020, o status de programa do Governo do Estado da Bahia, através do Decreto nº 20.004. Ele destina-se ao fortalecimento das aprendizagens e preparação dos estudantes concluintes e egressos da Rede Pública de Ensino Estadual e Municipal do Estado da Bahia, para os processos seletivos de ingresso no Ensino Superior.

Com as alterações promovidas pela publicação do decreto, o Programa UPT conta com três etapas, independentes e complementares. São desenvolvidas atividades como a mobilização de inscrições para os processos avaliativos e seletivos, além das demais formas de ingresso no Ensino Superior.

Também está em curso o fortalecimento das aprendizagens e preparação do estudante e da formação inicial e continuada de discentes universitários para o exercício da docência, já que estes participam como monitores em sala de aula.

Texto: Danilo Oliveira/Ascom
Fotos: Divulgação