CULTURA e DEVOÇÃO: Comunidade acadêmica da UNEB participa das celebrações à Iemanjá

Festa para reverenciar a Rainha do Mar, em Salvador, completou 103 anos de existência.

A UNEB marcou presença na tradicional Festa de Iemanjá, celebrada no último domingo (2), no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. A festa, que completou 103 anos de existência, reuniu milhares de baianos e turistas para homenagear a Rainha do Mar, em um evento que mescla o sagrado e o profano. 

A participação da Universidade na celebração já se tornou uma tradição e reforça o reconhecimento e a valorização da cultura do povo baiano. Estiveram presentes gestores, discentes, técnicos e professores, todos vestidos de branco e em comunhão para participar das homenagens à Rainha das Águas Salgadas. 

“É uma alegria participar deste momento com toda a comunidade acadêmica da UNEB, reverenciando a Deusa das Águas, Iemanjá. Nossa universidade é plural e diversa, comprometida com a reflexão sobre cultura e relações étnico-raciais. Este é um momento importante para mostrar que, além de produzir ciência, a Universidade defende os povos originários e a população negra, enfrentando a intolerância religiosa no Brasil e na Bahia. Estar aqui simboliza a união da comunidade acadêmica. Com o balaio que depositamos no mar, agradecemos por tudo o que realizamos em 2024 e levamos uma perspectiva de futuro, paz, união e alegria. A UNEB é de toda a Bahia, múltipla e plural, e deve estar presente nas festas populares, incentivando a população a refletir sobre o papel da universidade”, destacou a reitora, Adriana Marmori, que esteve presente na celebração. 

O chefe de Gabinete de Reitoria, Pedro Daniel Souza, destacou a importância da presença da Universidade nas festas populares. “Tivemos uma grande mobilização entre os setores da UNEB. A presença da Universidade reafirma o seu lugar nas festas populares da Bahia. A festa de Iemanjá é um grande momento de celebração da fé do povo baiano. Temos buscado marcar a presença da UNEB, uma universidade comprometida com o social e com as tradições do nosso estado e do nosso povo”, afirmou. 

O servidor da Universidade, Jorge Amaral, também ressaltou a relevância da participação da UNEB nas festas de largo: “Como servidor da universidade, considero fundamental que a UNEB esteja presente nas festas de largo, reverenciando e valorizando a cultura do nosso povo baiano”, disse. 

Para prestar homenagem à Rainha do Mar, a comunidade acadêmica da instituição montou um balaio com presentes naturais e biodegradáveis, que foi ofertado em alto-mar. 

Neste ano, a presença da UNEB na Festa de Yemanjá uniu devoção e solidariedade para ajudar quem mais precisa através da campanha Carnaval sem Fome, com arrecadação de alimentos não-perecíveis.

A organização para a participação da UNEB na festa mobilizou setores da instituição, entre eles o Gabinete da Reitoria, Pró-Reitoria de Administração (Proad), e as Assessorias Especial de Cultura e Artes (Ascult) e de Comunicação (Ascom).

Texto: Danilo Cordeiro/Ascom
Fotos: Danilo Oliveira/Ascom