Diálogos pedagógicos: UPT UNEB promove reflexão sobre sonhos e oportunidades em todas as idades

Programação contou com reunião com a coordenação geral UPT/SEC para alinhamento e prospecção para o próximo ano de atividades.

Resgatando sonhos e promovendo oportunidades. Esse foi o tema do evento Diálogos Pedagógicos UPT na UNEB, que iniciou atividades nesta sexta-feira (24), no prédio do Jequitaia, na Calçada.

O evento fecha o ciclo de encontros realizados pelas universidades baianas executoras do programa (UESC, UESB, UEFS e UFRB), sob coordenação da Secretaria estadual da Educação (SEC). O objetivo é proporcionar um espaço de  troca de experiências entre as instituições, de avaliação das ações e de prospecção para as próximas edições.

Reitora Adriana Marmori: “UPT é uma universidade popular dentro da universidade pública”

Estiveram presentes a reitora da UNEB, Adriana Marmori, a coordenadora geral do programa (UPT SEC), Patrícia Machado, os coordenadores do programa nas universidades executoras Simone Wanderley (UNEB), Eliana Marques (Uefs), Nemésio Neto (Uesb), João José dos Santos (Uesc), Carlos Adriano Oliveira (UFRB).

A reitora destacou a trajetória do Universidade para Todos a partir de três dimensões: “o programa nasce como um cursinho pré-vestibular, se torna uma política pública do governo do estado e, hoje, é uma universidade popular dentro da universidade pública. As instituições de ensino superior  vêm se transformando a medida que reconhecem e acolhem todos os marcadores sociais da nossa Bahia. É possível , sim, termos uma sociedade inclusiva, que veja a potência que cada um tem dentro de si e que percebam como essas potências unidas podem transformar o mundo”, destacou a reitora.

São 1.380 cursistas, entre 40 e 80 anos, lutando e se dedicando diariamente para realizar o sonho do acesso ao ensino superior. Nesse sentido, a  coordenadora geral do UPT UNEB, Simone Wanderley, destacou a importância da temática escolhida para balizar esta edição dos diálogos.

Simone Wanderley: “Nunca é tarde para buscar a educação”.

“Buscamos valorizar e empoderar pessoas que, por diversas razões, tiveram que pausar seus sonhos. Mas, através do Programa Universidade para Todos puderam retomar os estudos e consolidar realizações através do ensino. Esse é um momento de encontro com as várias gerações, momento de mostrar que estamos atentos para as temporalidades da busca pelo saber. Nunca é tarde para buscar a educação”, sinalizou Simone.

Alinhamento, reflexão, prospecção

A programação do evento contou com reunião com a coordenação geral UPT/SEC, para alinhamento e prospecção para o próximo ano de atividades, com exibição do documentário Diálogos: resgatando sonhos, produzido pela equipe de comunicação do UPT UNEB.

Diversos cursistas participaram da programação.

Foi realizada ainda uma intervenção Diálogos: promovendo oportunidades com a participação de gestores de polo, professores especialistas, monitores e cursistas. Na ocasião, representantes das equipes do UPT UNEB relataram experiências com o programa, em interlocução com as outras universidade executoras.

 “Esses diálogos começaram em agosto e seguiram por todas as universidades parceiras com o objetivo de trocar experiências e de reforçar essa rede colaborativa potente, que está presente nos 27 territórios da Bahia. Parabéns a todo o time o UPT”, frisou Patrícia Machado, que representou a secretária da Educação.

Anderson Gabriel, monitor de matemática do UPT, afirmou que o fazer pedagógico em sala de aula é desafiador. “Precisamos compreender que a nossa atuação precisa ser baseada em um currículo multicultural, em uma metodologia diversificada pautada na valorização das pessoas e de suas identidades diversas”, pontuou.

O gestor do polo de Ilha de Maré, Gilmar Miranda, destacou que “as trajetórias de vida dos cursistas são muito diferentes, na maioria, bem difíceis, mas todos buscam um lugar comum: o ingresso no ensino superior. Nesse sentido, precisamos fortalecer o nosso propósito a cada dia, em cada atividade dentro do polo, na relação de atenção e dedicação com cada cursista”, frisou o gestor.

“Eu sou uma, mas não sou sozinha. Trago o oprimido junto comigo. Estamos felizes em termos um grupo que pensou em nós, que nos enxergou com olhos de respeito e de possibilidade de futuro fora das ruas. Agora estamos voltando a pensar em estudar, em entrar em uma universidade. Esse é meu sonho há mais de 30 anos e agora estou no caminho da realização”, celebrou Sandra Santos, cursista da turma UPT do POP Rua em movimento, um braço do programa que atua diretamente com pessoas em situação de rua.

Programação contou ainda com ao polo do CEEP Severino Vieira, onde funciona a turma do POP Rua.

A apresentação artística ficou por conta da Banda Cama de Voz que, no ritmo do samba, abriu o evento e animou a programação, que seguiu até sábado (25), com uma visita ao polo do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira, onde funciona a turma do POP Rua em movimento.

Também estiveram presentes no evento o chefe de Gabinete da UNEB, Pedro Daniel Souza, os pró-reitores de Extensão (Proex), Rosane Vieira, de Assistência Estudantil (Praes), Jean Santos, de Administração (Proad), Rosângela Mattos, além de secretários especiais, assessores e outras representações da comunidade acadêmica.

Confira a galeria