Fomentar a formação de pós-graduandos e professores nos estudos da Política Educacional, por meio da articulação de diferentes programas de pós-graduação em Educação. Esse é o objetivo da 3ª edição da Escola Doutoral, que reúne atividades até esta quinta-feira (7), no Campus I da UNEB, em Salvador.
Nesta edição, o evento como temática “Direito à Educação e reestruturação da profissão docente: narrativas e políticas públicas”.
A abertura do encontro, realizada ontem (5), contou com a participação da reitora da UNEB, Adriana Marmori, da vice-reitora, Dayse Lago, do secretário Especial de Relações Internacionais (Serint) da universidade, Eliseu Clementino, do coordenador do Programa Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc) da instituição, Emanuel Nonato, e da docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Dalila Andrade.
“O tema deste evento é extremamente relevante dado ao nosso cenário político, enquanto docente na busca de uma reestruturação das nossas ações e de políticas públicas que construímos e ajudamos construir no nosso país. Desejo que os laços que serão formados aqui se conciliem, de fato, na construção da difusão de todas as ciências e que elas estejam a serviço da humanidade”, ressaltou a reitora.
A vice-reitora, Dayse Lago, destacou que o encontro propõe uma reflexão da ciência que é produzida na UNEB. “Esse é um momento de analisarmos o que produzimos enquanto ciência na universidade e de promovermos troca de experiências, mas também pensar como redimensionar e como fortalecer nossas formações como estudante e docente”, avaliou.
Segundo o secretário da Serint, Eliseu Clementino, a Escola Doutoral nasce da articulação de três pesquisas financiadas pela CNPq e Capes em que reúne parcerias com pesquisadores de diferentes países. “Essa iniciativa tem como centralidade promover discussões no entorno do direito à educação e reestruturação docente somando um conjunto de parcerias, que já vem construindo diferentes ações de pesquisa, de formação, de publicação, com colegas pesquisadores de diferentes instituições e países como Estados Unidos, África do Sul, Espanha, Chile, Portugal, Argentina e México”, explicou.
Para o coordenador do PPGEduc da UNEB, Emanuel Nonato, evento como o da Escola Doutoral possibilita a articulação de relações entre estudantes de diversos países. “Este encontro oportuniza que nossos alunos inicie o trajeto de criar redes de relação, porque a profissão do conhecimento se faz em comunidade, é na articulação dos produtores de conhecimento que nós produzimos uma ciência forte e pujante”, disse.
A pesquisadora da UFMG, Dalila Andrade, ressaltou que a Escola Doutoral contribui para o fortalecimento da pesquisa e da pós-graduação. “Esse encontro traz a experiência de pesquisa e de colaboração, que rompe fronteiras e a barreira da língua. Iniciativa de longa data, de cooperação de uma década a partir da rede de pesquisadores formada no âmbito da Associação Mundial da Sociedade Científica da área de Educação”, frisou.
O evento também contou com a participação da diretora-substituta do Departamento de Educação (DEDC) do campus I, Janeide Ferreira, e da pró-reitora de Pesquisa e Ensino Pós-Graduação (PPG) da UNEB, Tânia Hetkowski.
A atividade ainda reservou a conferência “Direito à educação e o enfrentamento às desigualdades”, que foi ministrada pelos pesquisadores Salim Vally (University of Johannesburg University, Africa do Sul) e Dalila Andrade (UFMG), com mediação do secretário da Serint, Eliseu Clementino.
Durante os quatro dias de evento, houverá uma extensa programação formada por conferências, mesas-redondas, comunicações orais e oficinas de trabalho.
Texto: Danilo Cordeiro/Ascom. Fotos: Danilo Oliveira/Ascom