Diversão e conhecimento: 6º Aulão do Universidade Para Todos destaca Língua Portuguesa e Literatura

A manhã do sábado (22) foi de música, resenha e muito estudo no Teatro UNEB, em Salvador

Sabadou com aulão no Universidade para Todos!

No último dia 22 de outubro, o Programa UPT UNEB realizou a sexta edição do Aulão Show 2022, no Teatro UNEB, no Campus I da Universidade, em Salvador.

Professores, monitores e estudantes confraternizaram durante a edição da atividade

O tema da vez foi “Compreender e interpretar são a mesma coisa? Se não, vamos entender…”, abordado através das disciplinas Língua Portuguesa/Gramática e Literatura. Cursistas e as equipes do programa participaram das atividades, que foram transmitidas ao vivo, no Canal do UPT/UNEB, no YouTube (assista aqui).

Os monitores/professores Jéssica Queiroz (Língua Portuguesa) e Rebeca Teles (Gramática) e Ualace Caceres (Literatura) e Jacqueline Pinho (Literatura) se apresentaram em duplas intercaladas e trouxeram para os alunos dicas quentes sobre compreensão e interpretação de textos.

“É sempre muito bom estar aqui, tecendo essas articulações entre as disciplinas que são tão importantes para os estudantes. Aqui damos dicas, tiramos dúvidas com um foco mais específico nos processos seletivos. Os alunos sempre criam expectativas para o aulão porque sabem que aqui terão a possibilidade de aprender ainda mais. Nós sempre escolhemos conteúdos que dialoguem entre as disciplinas e que os alunos possam aproveitar ao máximo”, destacou Rebeca Teles.

Os rappers Baiano MC e Igi Eme protagonizaram as apresentações culturais do evento

Nesse sentido, o monitor Ualace Caceres ressaltou que o objetivo este aulão foi trabalhar alguns conceitos de compreensão e interpretação de texto, que representam uma das maiores dificuldades dos estudantes em sala de aula.

“A ideia foi pensar o aulão sobre Linguagem, destacando cenários temáticos que poderiam auxiliar os estudantes em seus estudos. Não queríamos um aulão puramente teórico, queríamos que fosse recheado de dicas e que os cursistas pudessem aproveitar da melhor forma possível, principalmente para a preparação para Enem e do Vestibular UNEB”, frisou Ualace.

Essa edição do aulão contou ainda com apresentações culturais de os rappers Baiano MC (Verbo do Malandro) e Igi Eme, além do relato de experiência emocionante da ex-estudante UPT, Elaine Oliveira.

As apresentações foram coordenadas pelas professoras especialistas Maria Ionaia Souza (Literatura) e Gilce Almeida (Língua Portuguesa).

Lilian: “O aulão me ajudou a esclarecer muitas dúvidas para sair bem no Enem e no vestibular”

Foco e dedicação

A estudante do polo do Cepaia, Lilian Triunfo, 17, sonha em conquistar seu lugar na universidade e luta para realizá-lo com muito estudo e dedicação. “Espero poder levar mais conhecimento para o dia da minha prova. Tenho dificuldade em Gramática e o aulão de hoje me ajudou a esclarecer muitas dúvidas para sair bem no Enem e no Vestibular UNEB”, destacou Lilian, que, inclusive, já carrega em seu sobrenome uma trajetória de muitas vitórias.

Todas as edições dos aulões são abertas ao público e, nesse sábado, Gustavo Santos, 16, aproveitou a oportunidade para conhecer o programa e aprimorar os seus estudos em Língua Portuguesa.

Gustavo segue firme em busca da sua vaga no curso de Educação Física da UNEB

“Eu fiquei sabendo do aulão através do Instagram do UPT UNEB, minha mãe viu a publicação e imediatamente me avisou. Fiquei muito entusiasmado para vir. Sou morador do bairro da Engomadeira e a UNEB sempre está presente na minha vida e na vida da minha família, já pude estar presente em alguns eventos abertos à comunidade. Tenho dificuldade com a Língua Portuguesa e por isso estou aqui, para obter ajuda e esclarecer as minhas dúvidas. Quero prestar vestibular para o curso de Educação Física aqui na UNEB”, contou Gustavo.

Os aulões acontecem sempre aos sábados, com divulgação prévia nos perfis e páginas oficiais do programa nas redes sociais.

Cada edição traz novos temas e disciplinas com o objetivo de ampliar as alternativas de preparação dos estudantes de escolas públicas para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e para os processos seletivos para ingresso no Ensino Superior.

Texto: Wânia Dias e Munike Lunar/Ascom
Fotos: Antonio Carvalho/Ascom