Docente da UNEB lança livro em evento que homenageia os 115 anos da morte de Euclides da Cunha: dia 26/09

O professor da UNEB, Manoel Neto, lançará seu livro “Canudos Imortal e Rediviva: Notícias e Memórias do Pós-Guerra (1901-1990)”, no Fórum Euclides 115, no dia 26 de setembro, às 19h30, de forma online.

O evento terá debate que será mediado por Anabelle Loivos (UFRJ), e terá Luitgarde Cavalcante (UERJ), prefacista do livro, como debatedora.

Os interessados em participar devem realizar pré-inscrição através do formulário online. Os inscritos receberão o link do Google Meet por e-mail, até uma hora antes do evento. Haverá certificação para os participantes.

O evento faz homenagem aos 115 de morte do escritor e jornalista Euclides da Cunha. A iniciativa é realizada em parceria com a Academia Brasileira de Letras (ABL), Biblioteca Parque de Niterói-RJ, Casa de Euclides da Cunha de Cantagalo-RJ, Academia Fluminense de Letras (Niterói-RJ) e o Projeto literário e cultural Literatura na Varanda.

Canudos Imortal e Rediviva: Notícias e Memórias do Pós-Guerra (1901-1990) – A obra, escrita pelo docente Manoel Neto, tem respaldo em fontes primárias, periódicos pesquisados na Hemeroteca Brasileira, da Biblioteca Nacional. A publicação apresenta como a Guerra de Canudos era apresentada nos jornais entre os anos de 1901 e 1990, fazendo surgir alusões diretas e indiretas sobre o conflito findado em 1897, nos sertões baianos.