Dezessete egressos do curso de Medicina da UNEB foram aprovados no Processo Seletivo Unificado do Sistema Único de Saúde do Estado da Bahia (SUS-BA), para atuarem na edição 2022 do Programa de Residência Médica.
Na seleção, foram ofertadas 793 vagas em aproximadamente 60 especialidades médicas: acesso direto com pré-requisito (cirurgia geral, otorrinolaringologia, oftalmologia, medicina intensiva) e área de atuação (cardiologia pediátrica, dor, ecocardiograma e endoscopia digestiva).
“A aprovação dos egressos no curso de residência médica é um dado importante da qualidade da graduação. Temos estudantes de cursos de medicina de todo o país concorrendo a essas vagas. Inclusive, dois alunos foram classificados em primeiro lugar na seleção, isso mostra o reflexo da formação ofertada pela UNEB e de sua expansão para os estudantes que buscam o curso de medicina na instituição”, destacou a docente Dandara Reis.
Formada no primeiro semestre de 2020, no curso de medicina da UNEB, Bruna Magalhães, conquistou o primeiro lugar na especialidade otorrinolaringologia na seleção do programa Residência SUS-Bahia.
“É uma sensação indescritível, como se eu tivesse sido aprovada no vestibular. Demora para cair a ficha. Minhas expectativas são iniciar os estudos e atuar na minha área de especialidade, inclusive em outros estados do país”, comemorou a médica, que foi aprovada em outros processos seletivos de programas de residência médica em São Paulo, Porto Alegre e Curitiba.
O processo seletivo para o Residência Médica SUS-Bahia é organizado pela Comissão Estadual de Residência Médica da Bahia (Cerem-BA), e oferece vagas em mais de 30 instituições no estado.
O programa de residência médica é um processo de formação no serviço médico para os profissionais recém-formados no curso de Medicina, na qual são supervisionados por médicos especialistas.
Imagem e Fotos: Divulgação