Em frente ao Monumento ao Dois de Julho, símbolo da identidade, da nacionalidade e da libertação do povo brasileiro, na Praça do Campo Grande, corpos e vozes em uníssono celebraram a Independência da Bahia e exaltaram a luta do povo baiano por liberdade e democracia.
Em homenagem musical aos “verdadeiros Donos da Terra Brasilis”, o Projeto Coro Oyá Igbalé retornou aos palcos, na noite da última quinta-feira (18), com o Espetáculo “Coração de Caboclo“, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA), no Centro Histórico de Salvador.
“Quando a Bahia lutou pela independência, em 1823, não foi uma luta formada apenas por heróis, mas, pelo povo baiano. Hoje a gente tem a alegria de apresentar esse espetáculo aqui, bem em frente ao Monumento do Caboclo, construção que também é um marco de reconhecimento dessa luta e parte do percurso do desfile do festejo popular”, comemorou a professora Julice Oliveira, coordenadora do projeto.
Também à frente da direção de arte, da regência e da produção executiva da atração, a pesquisadora ressaltou que a difusão da arte, através do diálogo com a comunidade e da ida da universidade aos espaços públicos, faz parte das perspectivas de trabalho do coro.
Arte e valorização da luta popular
A apresentação, gratuita e aberta ao público, marcou o lançamento oficial das celebrações pelos 200 anos do Dois de Julho (Independência da Bahia) do Coro Oyá Igbalé. Durante a atração, foram interpretadas cantigas dos Caboclos de Pena (Caboclo Índio), com destaque especial para os cânticos dedicados para as Cabocla Jurema e seus filhos espirituais.
“Cantar para os caboclos é cantar para o índio, que também construiu a identidade brasileira. Mesmo perseguido, esse canto segue vivo nas nossas casas, nos nossos terreiros. Tenho o prazer de fazer parte do coro e de saber que, dentro da universidade pública, há um espaço de reconhecimento da Cultura Afro-Brasileira e da Música Sacra Afro-Brasileira”, destacou a coralista Josenita Trindade, que é professora de História das redes públicas estadual e municipal de educação.
De acordo com o Alabê e músico do Oyá Igbalé, Ricardo Costa, foram também tocados no espetáculo ritmos relacionados à expressão dos caboclos, a exemplo do Kabila, do Congo e do Barravento.
“Cada manifestação tem as suas cantigas específicas, que passam por variações desses ritmos. A Música Sacra Afro-Brasileira vem das ruas para os espaços culturais, sua origem é essencialmente popular”, explicou o artista.
Antes de chegar ao palco da Sala do Coro do TCA, o espetáculo foi apresentado em ensaio aberto, no último dia 30 de junho, no Campus I da UNEB, no bairro do Cabula, em Salvador.
Universidade, música e combate à intolerância
Com a Sala do Coro cheia de entusiastas e curiosos, o Espetáculo “Coração de Caboclo” foi prestigiado por gestores, servidores e estudantes da Universidade do Estado da Bahia, que aplaudiram de pé ao término da apresentação.
“Estou muito encantada. Vemos a UNEB ultrapassar os seus muros, ocupar outros espaços, para mostrar à comunidade aquilo que ela faz. É a partir do conhecimento e das vivências nessas diversas linguagens que vamos compreendendo como as pessoas pensam, se organizam. Essa experiência faz com que a gente reconheça, através da arte, a nossa identidade, a identidade brasileira”, comemorou a vice-reitora da UNEB, Dayse Lago.
Capaz de também atrair o interesse da comunidade externa, o Coro Oyá Igbalé foi assistido pelo jornalista Bruno Machado. “Muitas dessas canções fazem parte do meu dia a dia de terreiro, e é muito interessante poder acompanhá-las nesse outro espaço clássico da cidade, que é a Sala do Coro”, ressaltou o espectador.
Ao parabenizar o projeto pela homenagem aos caboclos e caboclas, consagrando o Dois de Julho e os valores da independência, Bruno frisou ainda que “cantar também para as pessoas que não são das religiões de matrizes africanas é um passo importante para a superação da intolerância religiosa”.
O espetáculo conta com o apoio da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Ameríndia (AFA), que é celebrado como parceria acadêmica e cultural junto ao coro e ao Grupo de Estudos em Estética e Contracultura, ambos vinculados ao Departamento de Educação (DEDC) do Campus I da UNEB, em Salvador.
Criado em 2014, o Projeto Coro Oyá Igbalé: Música Sacra de Matriz Africana visa promover a difusão da “Cultura da Paz” que parte do reconhecimento da Música Sacra do Candomblé como expressão da arte. A sua filosofia tem referência em valores humanísticos universais, como a fraternidade, a solidariedade e o respeito. Ele contribui também para a preservação e difusão do repertório formado por cânticos do Candomblé das diferentes nações.
Texto e fotos: Danilo Oliveira e Leandro Pessoa/Ascom