Estatuinte UNEB: Debates acontecem nos 26 campi e sua participação é fundamental

O processo de Estatuinte da UNEB segue movimentando todos os 26 campi da universidade.

A Etapa Local, que abre o processo, é dividia em três ciclos. O primeiro, intitulado Universidade e sua Concepção Organizacional, está sendo desenvolvido em cada departamento da UNEB, e também na Administração Central, coordenado pelas comissões locais (veja aqui cronograma completo).

Toda a comunidade acadêmica deve estar envolvida, por isso, na Etapa Local, todos os segmentos universitários: docentes, técnicos administrativos e discentes, devem participar dos debates com a finalidade de discutir, contribuir, apresentar sugestões para compor o novo Estatuto. Todas as contribuições serão sistematizadas e, posteriormente, encaminhadas à Etapa Territorial.

Procure a Comissão Local do seu departamento e/ou da Administração Central e saiba como participar. A aderência de toda a comunidade ao processo é fundamental.

“O Estatuto da UNEB é um documento que define os princípios, as finalidades e a organização da universidade. Esse novo documento será reflexo da nossa identidade, dos nossos valores e dos nossos sonhos como instituição. Queremos que o novo Estatuto seja elaborado com a contribuição de toda a nossa comunidade acadêmica”, reforçou a reitora Adriana Marmori.

De acordo com o cronograma estabelecido na Resolução 1.594/2023, do Conselho Universitário (Consu) da UNEB, o período de debates da Etapa Local segue até novembro deste ano. Já a Etapa Territorial e o Congresso Estatuinte estão previstos para o primeiro semestre de 2024.

A previsão é que a proposta do novo Estatuto, após apreciação e deliberação pelo Congresso Estatuinte, seja encaminhada ao Conselho Universitário da universidade em junho de 2024.

Saiba mais no site www.estatuinte.uneb.br.