Os estudantes Fernando Maia, Ricardo Matos e José Diôgo, do curso de Sistemas de Informação (SI) do Campus I da UNEB, em Salvador, desenvolveram uma nova ferramenta para auxiliar no tratamento da tontura.
Trata-se do Dizziness App, um aplicativo desenvolvido para fonoaudiólogos e pacientes. A aplicação oferta treinos optocinéticos (visuais) com um instrumento virtual, que simula o tambor de Barany, cilindro com faixas claras e escuras.
Os profissionais podem monitorar o desempenho dos usuários e acessar os resultados, que são ofertados com suporte de gráficos. Os treinamentos contam com opções de tempo, posição do cilindro e são finalizados com o preenchimento de um formulário (DHI).
Comodidade e eficiência
O aplicativo é gratuito, pode ser utilizado de qualquer lugar, inclusive de casa, e necessita apenas do suporte de um dispositivo móvel (celular ou tablet). Sem ele, continua a ser necessário o acompanhamento presencial dos pacientes.
Assim como nos adultos, a tontura na criança afeta ambos os sexos, sendo mais comum no sexo feminino. Como uma das consequências, o jovem com tontura pode apresentar mau rendimento escolar, pista para a possível identificação de uma labirintopatia.
A demanda do aplicativo foi apresentada pela professora do Departamento de Ciências da Vida (DCV) do Campus I, Glória Canto, que orientou os trabalhos e acompanhou o desenvolvimento da ferramenta, que também contou com apoio dos docentes da UNEB Murilo Boratto e Lynn Alves.
A aplicação é um dos resultados do projeto de extensão realizado por Glória, denominado “Laboratório para reabilitação do equilíbrio corporal” e executado na Clínica Escola de Fonoaudiologia da universidade.
Prêmio Inova+Saúde
A iniciativa rendeu aos discentes, que integram a empresa júnior Space Rocket, e às professoras o primeiro lugar no Prêmio Inova+Saúde, na categoria Auxílio no Tratamento de Doenças.
O Inova+Saúde é uma premiação ofertada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), em parceria com a UNEB e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI CIMATEC) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), com patrocínio do Banco Santander.
Imagens: Divulgação/Space Rocket