Estudantes do curso de Jornalismo do Campus XXIII da UNEB, em Seabra, venceram o Prêmio Banco do Nordeste (BNB) de Jornalismo, com a série de reportagens intitulada “Agricultura familiar e afro- vivências: memórias de quilombos da Chapada Diamantina”.
O audiovisual foi produzido na disciplina Telejornalismo II pelos discentes Ana Novaes, Ana Paula Oliveira, Taciere Santana, Magno Novais, Taisla Cintra, com edição de Iago Aquino e orientação da professora Juliana Almeida. A solenidade de premiação aconteceu nessa segunda-feira (16), em Salvador.
A série explora, em cinco episódios, as particularidades culturais, econômicas e os desafios enfrentados pelas comunidades quilombolas da região.
A produção retrata a vida em três comunidades rurais da Chapada Diamantina: Agreste, Vazante e Mulungu e são destacadas a importância da educação, os desafios da agricultura familiar, os conflitos enfrentados e o rico patrimônio cultural dessas comunidades, promovendo o reconhecimento e valorização de suas identidades e lutas, além da cultura empreendedora.
As reportagens podem ser assistidas no canal da TV UNEB Seabra, no Youtube. A série já havia vencido, em setembro desse ano, a etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo,.
A orientadora da reportagem, Juliana Almeida, destaca o trabalho de campo dos estudantes vencedores. “Me sinto muito orgulhosa com a trajetória dos alunos para produzir esta série. Fomos às comunidades em uma imersão na prática do telejornalismo. Este prêmio vem coroar todo um esforço dos futuros jornalistas na valorização de comunidades tradicionais da Chapada Diamantina”, disse.
Texto: TV UNEB – Campus Seabra, com edição da Ascom. Foto: arquivo pessoal.