Estudantes do curso de Ciências Contábeis da UNEB elaboram publicação sobre Normas de Auditoria do Setor Público 

Os estudantes do curso de Ciências Contábeis do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus I da UNEB, em Salvador, participaram da elaboração de uma versão simplificada das Normas de Auditoria do Setor Público (NBASP).

O documento, que estabelece diretrizes de orientação à prática de auditoria, foi publicado pelo Instituto Ruy Barbosa e tem como proposta apresentar às NBASP de forma resumida e clara.  

A versão simplificada do documento surgiu a partir de debates em sala de aula, durante a disciplina de Auditoria Governamental. “Uma das nossas estudantes fez um resumo da Declaração de Lima sobre Diretrizes para Preceitos de Auditoria. Gostamos do resultado da atividade e resolvemos ir adiante. Os discentes aceitaram de imediato o desafio lançado. É muito importante aproximar os estudantes de Ciências Contábeis dessas normas internacionais”, explica o professor Inaldo Araújo, que supervisionou a turma no projeto.  

A discente do oitavo semestre do curso, Fernanda Dantas, ressaltou que ter participado do projeto proporcionou uma multiplicidade de saberes. “Tivemos a oportunidade não só de aprender as normas, mas também de compreender sua importância enquanto profissionais contábeis e também como cidadãos. É gratificante ver que essa versão foi publicada por uma instituição de renome no âmbito do controle público, e saber que o projeto servirá de apoio para inúmeras instituições e estudantes Brasil a fora”, contou.

O documento reúne informações sobre os princípios das auditorias financeira, operacional e conformidade, controle de qualidade das auditorias realizadas pelos Tribunais de Contas, código de ética e princípios fundamentais de auditoria do Setor Público.

A publicação conta com o apoio do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) e da Empresa Gráfica da Bahia (EGBA).

– Acesse aqui o documento das Normas de Auditoria do Setor Público

Texto: Leandro Pessoa/Ascom.