Estudantes do curso de Enfermagem da UNEB lançam jogos voltados para saúde e educação

Estudantes do Colégio Estadual Thales de Azevedo participaram do evento e interagiram com os jogos

Estudantes do curso de Enfermagem do Campus I da UNEB, em Salvador, lançaram na tarde de ontem (4) os jogos analógicos voltados para educação em saúde.

O lançamento foi realizado durante a I Mostra de Jogos e Saúde do Departamento de Ciências da Vida (DCV), no Campus I da universidade, em Salvador. A iniciativa faz parte da programação da 19ª Semana de Ciência e Tecnologia, organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

O evento teve como objetivo apresentar os jogos digitais e analógicos, desenvolvidos pelo Centro de Pesquisa Comunidades Virtuais (CV) da UNEB, além de outros desenvolvedores, promovendo a possibilidade de experimentação da educação em saúde a partir dos jogos enquanto tecnologia educacional.

“A mostra torna visível às atividades desenvolvidas no nosso centro de pesquisa. As ações são fruto do que conquistamos através dos editais de fomento à pesquisa, e também do desejo dos estudantes de estarem participando, seja através de trabalhos de conclusão de curso e das atividades de iniciação científica. Vamos criando um coletivo que pensa a educação, a saúde e a tecnologia”, ressaltou a coordenadora do Comunidades Virtuais, professora Suiane Ferreira.

Os jogos desenvolvidos tiveram financiamento do edital 2021 do Programa de Pesquisa Aplicada, Tecnologias Sociais e Inovação (Proinovação), da Agência UNEB de Inovação (AUI).

Educação e Saúde

Representando o grupo que desenvolveu o jogo “Imuniza Game”, o discente André Bispo destacou a importância da ferramenta para capacitação dos profissionais da área da saúde, em relação ao processo de gestão do Programa Nacional de Imunização.

Grupo apresentou jogo sobre gestão e planejamento das ações de imunização

“Esse jogo foi desenvolvido em um período de um ano e meio. Ele foi criado para entender o processo de gestão e planejamento da imunização até a chegada da vacina ao público. Esse jogo é voltado para capacitação dos profissionais e estudantes da área da saúde em relação ao Programa  Nacional de Imunização”, explicou o estudante.

Também produzido no período de um ano e meio, o jogo “Istar: uma batalha pela saúde” tem como missão abordar a temática da saúde sexual nas escolas e nas unidades de saúde.

Discentes desenvolveram jogo que aborda estratégias de prevenção e educação sexual

“É um jogo que fala sobre as infecções sexualmente transmissíveis, mas também fala sobre sentimento, sobre a liberdade de ter relação sexual de forma responsável. Esse jogo tem a representatividade dos guerreiros que têm nomes africanos e cada território do jogo é uma unidade quilombola”, descreveu a representante do grupo, Emilly Araujo.

Outra produção lançada na mostra foi o “Guerreiros de Saludis: ataque ao stress”. A brincadeira ressalta a importância do autocuidado e das patologias provocadas pelo estresse.

Jogo fruto de iniciativa discente promove informações sobre saúde integral e combate ao estresse

“Nossa ideia surgiu de fazer um jogo que falasse sobre a qualidade de vida relacionada à saúde e como ela é determinante em vários processos patológicos, entre eles o estresse, que é o mote do nosso produto. Nossa intenção foi fazer um jogo não com competitivo, mas colaborativo para os profissionais da saúde”, frisou a representante do grupo, Sofia Casemiro.

Estudantes do Colégio Estadual Thales de Azevedo prestigiaram o lançamento e interagiram com os jogos, como a aluna Tainá Muniz: “A mostra mudou totalmente minha perspectiva sobre a área da Enfermagem, do profissional está apenas em atendimento em hospital, mas também envolve o desenvolvimento da tecnologia, da inovação e do conhecimento na área da saúde”, destacou.

Os jogos produzidos serão disponibilizados em breve para download e impressão no site do Centro de Pesquisa Comunidades Virtuais (CV) da universidade.

No edital 2022 do ProInovação, mais três grupos do CV foram selecionados para desenvolver novos jogos. O lançamento das produções está previsto para ano de 2023. Os jogos abordarão questões sociais como racismo, violência contra idosos e violência contra a população LGBTQIA+.

Texto: Danilo Cordeiro/Ascom

Fotos: Leandro Pessoa/Ascom (com colaboração da professora Suiane Ferreira)