Estudantes do curso de Enfermagem do Campus I da UNEB, em Salvador, lançaram na tarde de ontem (4) os jogos analógicos voltados para educação em saúde.
O lançamento foi realizado durante a I Mostra de Jogos e Saúde do Departamento de Ciências da Vida (DCV), no Campus I da universidade, em Salvador. A iniciativa faz parte da programação da 19ª Semana de Ciência e Tecnologia, organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
O evento teve como objetivo apresentar os jogos digitais e analógicos, desenvolvidos pelo Centro de Pesquisa Comunidades Virtuais (CV) da UNEB, além de outros desenvolvedores, promovendo a possibilidade de experimentação da educação em saúde a partir dos jogos enquanto tecnologia educacional.
“A mostra torna visível às atividades desenvolvidas no nosso centro de pesquisa. As ações são fruto do que conquistamos através dos editais de fomento à pesquisa, e também do desejo dos estudantes de estarem participando, seja através de trabalhos de conclusão de curso e das atividades de iniciação científica. Vamos criando um coletivo que pensa a educação, a saúde e a tecnologia”, ressaltou a coordenadora do Comunidades Virtuais, professora Suiane Ferreira.
Os jogos desenvolvidos tiveram financiamento do edital 2021 do Programa de Pesquisa Aplicada, Tecnologias Sociais e Inovação (Proinovação), da Agência UNEB de Inovação (AUI).
Educação e Saúde
Representando o grupo que desenvolveu o jogo “Imuniza Game”, o discente André Bispo destacou a importância da ferramenta para capacitação dos profissionais da área da saúde, em relação ao processo de gestão do Programa Nacional de Imunização.
“Esse jogo foi desenvolvido em um período de um ano e meio. Ele foi criado para entender o processo de gestão e planejamento da imunização até a chegada da vacina ao público. Esse jogo é voltado para capacitação dos profissionais e estudantes da área da saúde em relação ao Programa Nacional de Imunização”, explicou o estudante.
Também produzido no período de um ano e meio, o jogo “Istar: uma batalha pela saúde” tem como missão abordar a temática da saúde sexual nas escolas e nas unidades de saúde.
“É um jogo que fala sobre as infecções sexualmente transmissíveis, mas também fala sobre sentimento, sobre a liberdade de ter relação sexual de forma responsável. Esse jogo tem a representatividade dos guerreiros que têm nomes africanos e cada território do jogo é uma unidade quilombola”, descreveu a representante do grupo, Emilly Araujo.
Outra produção lançada na mostra foi o “Guerreiros de Saludis: ataque ao stress”. A brincadeira ressalta a importância do autocuidado e das patologias provocadas pelo estresse.
“Nossa ideia surgiu de fazer um jogo que falasse sobre a qualidade de vida relacionada à saúde e como ela é determinante em vários processos patológicos, entre eles o estresse, que é o mote do nosso produto. Nossa intenção foi fazer um jogo não com competitivo, mas colaborativo para os profissionais da saúde”, frisou a representante do grupo, Sofia Casemiro.
Estudantes do Colégio Estadual Thales de Azevedo prestigiaram o lançamento e interagiram com os jogos, como a aluna Tainá Muniz: “A mostra mudou totalmente minha perspectiva sobre a área da Enfermagem, do profissional está apenas em atendimento em hospital, mas também envolve o desenvolvimento da tecnologia, da inovação e do conhecimento na área da saúde”, destacou.
Os jogos produzidos serão disponibilizados em breve para download e impressão no site do Centro de Pesquisa Comunidades Virtuais (CV) da universidade.
No edital 2022 do ProInovação, mais três grupos do CV foram selecionados para desenvolver novos jogos. O lançamento das produções está previsto para ano de 2023. Os jogos abordarão questões sociais como racismo, violência contra idosos e violência contra a população LGBTQIA+.
Texto: Danilo Cordeiro/Ascom
Fotos: Leandro Pessoa/Ascom (com colaboração da professora Suiane Ferreira)