Aproximar estudantes das faculdades de direito de Salvador dos valores inerentes ao exercício da advocacia. Esse é o objetivo do evento “Projeto OAB vai à faculdade”. O primeiro encontro da iniciativa foi realizado hoje (5), no Teatro da UNEB, no Campus I, em Salvador.
Com o tema “Ética e Prerrogativas da Advocacia”, a atividade agregou conhecimentos práticos e ensinamentos essenciais ao exercício da advocacia, contribuindo significativamente para a formação profissional dos estudantes das faculdades de direito da capital.
“Temos buscado fazer a aproximação do nosso curso com as instituições jurídicas do nosso estado. É sempre importante que os estudantes possam conhecer um pouco dos espaços em que eles vão atuar e entenderem a importância dessas instituições para o estado democrático de direito e de terem a compreensão das perspectivas da atuação profissional na advocacia”, destacou a coordenadora do Colegiado do Curso de Direito do Campus I da UNEB, Ainah Hohenfeld.
A abertura do evento contou com a presença de estudantes, docentes e gestores da universidade, além da presença de membros da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) e de profissionais da área de direito.
“A OAB está lado a lado com todos os atores do sistema de justiça. Então é importante que os acadêmicos e acadêmicas de direito conheçam a estrutura, os seus objetivos, as funções e o universo que é a instituição, para que possam compreender a valorização, a importância e a responsabilidade que é o exercício da advocacia. Inclusive, por a OAB, na história do Brasil, ter um papel importantíssimo na defesa da democracia e do fortalecimento do sistema de justiça”, ressaltou a vice-presidente da OAB-BA, Christianne Gurgel.
Para o estudante do curso de Direito da universidade, Marcos de Carvalho, o evento é uma oportunidade de conhecimento sobre as práticas da advocacia. “A parceria da UNEB com a OAB neste evento oferece para nós, discentes, conhecimento das práticas da advocacia e de preparação para área jurídica como futuros profissionais“.
Representando a reitora da UNEB, Adriana Marmori, o assessor-chefe da Reitoria, Sérgio São Bernardo ressaltou o papel da UNEB na reformulação do ensino jurídico no Brasil.
“A nossa universidade já absorve boa parte daquilo que a reformação abre possibilidades para dotar o que vai ser o futuro do ensino jurídico. A UNEB é pioneira e já vem praticando para fazer no seu modo de ser, de saber, de ensinar como uma filosofia para um projeto de curso, o que é orgulho dos docentes, discentes e servidores técnicos da nossa universidade”, afirmou o assessor.
O evento foi organizado pela Comissão de Educação da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), em parceria com o Colegiado do Curso de Direito, do Campus I da UNEB, em Salvador, e com o Centro Acadêmico Luis Alberto Warat – CALAW (Direito) – Gestão Luís Gama.
O Projeto OAB vai à faculdade é uma iniciativa que vai às universidades levar discussões acerca de temas importantes do Direito.
Texto: Danilo Cordeiro/Ascom
Fotos: Leandro Pessoa/Ascom