Evento celebra 15 anos do Fórum EJA no Território do Sisal nesta sexta (28), em Barrocas

15 anos de fibra, resistência e protagonismo. Esse é o tema do IX Expoeja Sisal, que será realizado nesta sexta-feira (28), às 18h, no Centro Paroquial, localizado na Praça da Matriz, no município de Barrocas.

Esta edição do evento vai comemorar os 15 anos de atividades do Fórum Regional da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Território do Sisal.

A iniciativa tem como objetivo combater a invisibilidade e o apagamento histórico dos saberes, fazeres e dizeres dos sujeitos da EJA, por meio da discussão e do debate no currículo vivo e vivido das classes e/ou escolas de EJA partindo do pressuposto diário destes sujeitos como parte deste espaço de luta constante.

“A celebração dos 15 Anos do Fórum Regional de EJA do Território do Sisal com a realização do IX Expoeja nos inspira a reflexões sobre a continuidade da luta em prol do fortalecimento das políticas públicas de EJA como direito. Precisamos potencializar a EJA nos diversos contextos formativos, e o Fórum Regional do Território do Sisal tem esse papel importante nos vários municípios de sua atuação”, destacou Elivânia Reis, assessora Territorial dos campi XI e XIV da UNEB e integrante da coordenação colegiada do Fórum Regional de EJA do Território do Sisal.

Também integrante da coordenação desde a criação do fórum, professora Edite de Faria, ressaltou a importância da iniciativa para a região sisaleira do estado. “O Expoeja Sisal é uma das ações significativas desenvolvidas do Fórum EJA Sisal, que surge do desejo e da necessidade de contribuir com o protagonismo de mulheres e homens sisaleiros, especialmente dos sujeitos da EJA, entre eles estudantes e professores das escolas públicas dos municípios que compõem o fórum”.

O Expoeja terá presença de estudantes, professores, coordenadores da EJA e convidados pertencentes ao Território do Sisal da Bahia. A atividade vai contar com apresentações musicais, artesanato, poesias, saraus, cordéis, danças, samba de roda.

O evento é realizado pelo Fórum Regional de EJA do Território do Sisal, em parceria com os Departamentos de Educação (DEDC) dos campi XI (Serrinha) e XIV (Conceição do Coité) da UNEB, Instituto Federal Baiano (IF Baiano), Núcleo Regional de Educação (NTE) da regional Serrinha, Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Apaeb) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB Sindicato).