Evento comemora aniversário de fundação do Campus de Juazeiro e da implantação do curso de Engenharia Agronômica: dia 10/12

O Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) do Campus III da UNEB, em Juazeiro, vai realizar a solenidade em comemoração aos 62 anos de fundação da antiga Faculdade de Agronomia do Vale do São Francisco (Famesf) e de implantação do curso de Engenharia Agronômica, no dia 10 de dezembro, às 8h, no auditório da unidade.

A programação contempla homenagem pelos 50 anos de formatura da turma de Agronomia do ano de 1972. No evento, também será celebrado o cinquentenário das turmas que se formaram em 1970 e 1971 que, em razão das medidas restritivas impostas pela pandemia da Covid-19, as comemorações de aniversário não foram realizadas nos dois últimos anos.

A Famesf é antecessora do DTCS do Campus III da UNEB e foi a instituição de ensino superior pioneira na região do Vale do São Francisco, onde criou o curso de Agronomia. As celebrações são realizadas todos os anos, tradicionalmente, no segundo sábado do mês de dezembro. A data também agrega encontros de ex-alunos da instituição.

Memória

A iniciativa representa uma manifestação memorialista importante para o ensino superior do Vale do São Francisco, assim como para a UNEB, para a região e para os agrônomos egressos, tendo em vista que a profissão é de suma importância para o desenvolvimento da cadeia produtiva da agricultura, que é a atividade de maior impacto econômico de Juazeiro e das cidades circunvizinhas, despontando como um importante produtor de alimentos nos cenários nacional e internacional.  

O curso de Agronomia do DTCS foi criado em 1960 na antiga Escola de Agronomia motivado pela importância de implantar uma graduação que atendesse a demanda agrícola da região. Em seguida, se tornou Faculdade de Agronomia do Vale do São Francisco (Famesf). Na década de 1980, a instituição foi incorporada pela Superintendência Estadual do Ensino Superior (Seseb) e, posteriormente, em 1983, passou a fazer parte da UNEB. 

A necessidade de submeter o curso de Agronomia a um processo de redimensionamento curricular decorre de diversas razões, destacando o significado da articulação do processo formativo às demandas contemporâneas do mundo do trabalho e, sobretudo de desenvolvimento humano e social. Com isso, em 2013, o DTCS implantou o curso de Engenharia Agronômica – Bacharelado, em substituição à oferta do curso de Agronomia.

Informações: Instagram – @unebdtcs3  

*Com informações de Ianne Lima – Ascom/DTCSIII/UNEB

Imagem (destaque): Divulgação