Evento de lançamento do coletivo Circula UNEB destaca importância da integração acadêmica

Evento de lançamento do coletivo teve a participação da comunidade acadêmica e externa da UNEB.

A UNEB realizou, na última segunda-feira (31), o lançamento do coletivo Circula UNEB, iniciativa que reúne diversos projetos em atividade na Universidade.

O evento foi realizado no Campus I da instituição, em Salvador, e contou a presença da reitora, Adriana Marmori, da coordenadora da ação, Francisca de Paula, de estudantes, docentes e de representantes da comunidade externa.

“A participação ativa da comunidade externa é essencial para a realização de qualquer iniciativa na Universidade. Este espaço de diálogo é fundamental para garantir que nossas ações estejam verdadeiramente alinhadas com as necessidades e a realidade da instituição”, afirmou a reitora da UNEB, Adriana Marmori.

A coordenadora da iniciativa, Francisca de Paula, destacou a importância do coletivo para a interação entre a comunidade acadêmica da universidade e a comunidade externa. “O Circula UNEB é essencial para a universidade, pois articula uma rede de grupos, pesquisadores e extensionistas, facilitando a intervenção em cada território e departamento. Este espaço promove encontros, produção científica e mobilização da comunidade acadêmica”.

A reunião contou também com a presença de representantes dos projetos e setores da Universidade, como a Brinquedoteca Paulo Freire, Centro de Pesquisa em Arquitetura de Computadores, Sistemas Inteligentes e Robótica (Acso), Secretaria de Acessibilidade e Inclusão (Sain), Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati), Departamentos de Ciências Humanas (DCH) e de Ciências Exatas e da Terra (DCET), Assessoria de Comunicação (Ascom), Viveiro Eco pedagógico, do Coral Oyá Igbalé e da Cultarte.

O encontro reservou visitação às salas dos projetos, promovendo assim a circulação que nomeia a iniciativa.

Vinculada ao Centro de Estudos e Inovação em Turismo de Base Comunitária (CeiTBC) da UNEB, a proposta inicial é que o Circula UNEB tenha um espaço físico próprio no Campus I que funcione como ponto de encontro dos projetos e sirva como referência para a recepção de visitantes na Universidade.

Texto e fotos: Leandro Pessoa/Ascom