Debater e difundir os principais temas que estruturam a Agência UNEB de Inovação (AUI); apresentar as produções tecnológicas de projetos de pesquisadores da universidade e instituições parceiras; e criar ambiência de articulação com o Parque Tecnológico da Bahia e suas startups.
Esses são alguns objetivos do Encontro Baiano de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será realizado nos próximos dias 15 e 16 de junho, das 8h às 17h, no Parque Tecnológico da Bahia (Tecnocentro), em Salvador.
Iniciativa da UNEB, por meio da AUI, em parceria com a Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Áity Incubadora de Empresas, o evento é destinado a pesquisadores de instituições de ensino superior baianas, docentes e estudantes dos semestres finais de cursos da área de CT&I, gestores de startups e demais interessados na temática.
“O encontro significa pensar numa governança da ciência e da tecnologia, onde os atores e atrizes, humanos e não humanos, envolvidos/as sejam efetivamente compreendidos/das como um ecossistema e que neste território-tempo tenhamos uma consciência ativa para a formação de alianças que beneficiem diretamente na construção de uma sociedade ética e democrática, cujos valores possam colaborar com a justiça social, racial, de gênero, erótica, anti-capacitista, religiosa e científica“, ressaltou a coordenadora da AUI, Suely Messeder.
As inscrições estão abertas – até o dia 14 de junho –, na página do Sistema Gerenciador de Eventos (SGE) da UNEB.
Acesse aqui o SGE para efetivar sua inscrição
A ampla programação do encontro contará com conferências, mesas-redondas, apresentação de grupos de trabalho e oficinas durante os dois dias.
Veja aqui programação completa
A mesa de abertura do evento será presidida pela reitora da UNEB, Adriana Marmori, com a participação de pró-reitores e representantes da Secti e do Parque Tecnológico.
Logo após, está agendada a conferência inaugural “Tecnologia sobre uma outra narrativa mítica: uma narrativa sobre o guardião da tecnologia, Ogum”, a ser proferida pelo professor Eduardo de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Já a conferência final do encontro, “A geração de startups e a gestão do conhecimento”, será pronunciada pelo docente Filipe Antunes, da Universidade de Coimbra (Portugal).
Texto: AUI, com edição da Ascom. Imagem: Divulgação.