Ex-reitora Ivete Sacramento é homenageada com prêmio UNEB Agradece

Ivete Sacramento (centro) recebeu a homenagem das mãos da reitora Adriana Marmori (esq.) e vice-reitora Dayse Lago (dir.)

De forma calorosa e acolhedora, a ex-reitora da UNEB, Ivete Sacramento, recebeu na tarde desta quarta-feira (24), o prêmio “UNEB Agradece”, na Reitoria da universidade, no Campus I, em Salvador. A honraria foi entregue pela atual gestora da instituição, a reitora Adriana Marmori, e pela vice-reitora, Dayse Lago.

“É uma emoção muito grande estar aqui hoje, receber esse reconhecimento. A UNEB faz parte do meu viver enquanto intelectual e educadora. Lá no início, quando ainda não tinha expandido a universidade, nós diziamos que seriam os futuros alunos que veriam o resultado do nosso trabalho e é uma grande alegria ver que alcançamos esse patamar em 40 anos com muita história para contar”, declarou Ivete, que recebeu a homeanegem acompanhada de seus familiares.

A reitora da universidade, Adriana Marmori, destacou o pioneirismo da professora Ivete como primeira mulher negra a ser reitora na instituição. “É uma alegria homenagear a professora Ivete Sacramento com este prêmio. Sua gestão foi um marco simbólico que traduziu e ainda traduz nossas políticas públicas afirmativas. Esta homenagem é um agradecimento por ela ter protagonizado um lugar importante para a nossa universidade e ter traduzido isso em trabalho”, ressaltou.

A vice-reitora Dayse Lago salientou a importância da ex-gestora da instituição para o avanço das políticas afirmativas dentro da universidade. “A professora Ivete Sacramento realizou uma gestão inspiradora, com coragem e com a assertividade de termos políticas públicas na universidade que atendessem à população baiana. Hoje se estamos vendo essas políticas avançando em nossa instituição, isso se deve também ao trabalho dela, é necessário esse reconhecimento”, afirmou.

A homenagem foi acompanhada pela pró-reitora de Planejamento (Proplan), Lidia Boaventura, chefe da Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO), Benjamin Ramos, coordenadora do Restaurante Universitário, Telma Maia, assessora especial da Reitoria, Rita Carvalho, coordenador do Campus Avançado, em Canudos, Luiz Paulo Neiva, e pelos servidores técnicos da universidade.

Ainda na ocasião, convidada pela reitora e vice-reitora, a professora Ivete visitou as dependências do Restaurante Universitário (RU), localizado no Campus I, em Salvador.

Ivete Sacramento foi a primeira reitora negra de uma universidade brasileira. Sua gestão na UNEB, entre os anos de 1998 e 2006, foi marcada pelo fortalecimento da multicampia, através da expansão da universidade, e pela implantação do Sistema de Cotas na instituição. Atualmente, a ex-reitora atua como secretária de Reparação de Salvador.

UNEB Agradece – Faz parte das comemorações dos 40 anos de fundação da instituição, completados em junho de 2023. A honraria visa homenagear personalidades civis e políticas, além de servidores aposentados da universidade, que se destacaram, no ano de 2022, pela construção de parcerias e contribuição para a consolidação da universidade em todos os 27 territórios de identidade baianos, colaborando com a transformação da realidade social do estado.   

Em 2024, a premiação passará a ser anual e dividida em quatro categorias: servidores aposentados da UNEB; gestores públicos e representantes da sociedade civil; inovação e relevância social; e parlamentares.

Texto: Leandro Pessoa/Ascom. Fotos: Danilo Oliveira/Ascom