A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), lançou edital de seleção para o Programa Centelha Bahia.
A iniciativa visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no estado. O programa, que conta com a UNEB como ponto focal, irá oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.
Serão apoiados projetos inovadores sobre: automação; big data; biotecnologia e genética; blockchain; design; eletroeletrônica; geoengenharia; inteligência artificial e machine learning; internet das coisas (IOT); manufatura avançada e robótica; mecânica e mecatrônica; nanotecnologia; química e novos materiais; realidade aumentada; realidade virtual; segurança, privacidade e dados; tecnologia social; e tecnologia da informação (TI), telecom.
As propostas encaminhadas ao edital poderão ser submetidas por pessoas físicas sem empresa constituída ou por pessoas físicas (proprietário ou sócio-proprietário) com empresas com fins lucrativos constituídos até 12 (doze) meses antes da data de publicação do edital.
Os interessados devem se inscrever, gratuitamente, até o dia 8 de agosto, no site da iniciativa. A submissão, avaliação e seleção das propostas serão realizadas em três fases distintas e eliminatórias.
A empresa contemplada com recursos de subvenção econômica do Programa Centelha Bahia, que consiste em valor unitário de R$ 60 mil, deverá ter sua sede no Estado baiano no momento de assinatura do termo de outorga pelo proponente e até, pelo menos, a data que tiver sua prestação de contas final (financeira e técnica) aprovada pela Fapesb.
A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operada pela Fundação CERTI e, na Bahia, é executada pela Fapesb.
Informações: centelha@fapesb.ba.gov.br.
Imagem: Divulgação