Estão oficialmente abertos os Jogos Universitários da Bahia (JUBA) 2019. A cerimônia para formalização do início das competições foi promovida na tarde de hoje (15), no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas.
A Equipe Central de Gestão Universitária (ECGU) da UNEB foi representada na oportunidade pelo reitor, José Bites, pelo vice-reitor, Marcelo Ávila, e pelas pró-reitoras de Extensão (Proex), Adriana Marmori, e de Assistência Estudantil (Praes), Elivânia Reis. Também esteve presente a assessora de Gestão Setorial (AGS), Cida Souza.
“A realização desses eventos é importante para nos manter atentos à necessidade de abrir as portas para o desenvolvimento do esporte na universidade, pensando-o enquanto instrumento de complementação do processo formativo dos nossos estudantes”, destacou o reitor.
A UNEB conta com delegação de 170 competidores nos Jogos Universitários da Bahia, são estudantes dos campi I (Salvador), IV (Jacobina), VI (Caetité), X (Teixeira de Freitas), XVI (Irecê) e XIX (Camaçari), além de equipes técnicas.
Segundo o vice-reitor, Marcelo Ávila, o convite do Governo do Estado para auxílio na organização dos jogos fortalece a instituição. “Estamos completamente mergulhados nisso. Sobretudo, porque entendemos a importância da prática física para qualificação dos estudos dos nossos discentes”, afirmou.
Sobre o tema, a pró-reitora Adriana Marmori salientou que o JUBA é fundamental para pensar “o nosso lugar de instituição que produz conhecimento no esporte”. Ela ainda frisou que as atléticas da UNEB estão consolidadas, pelos próprios estudantes, e que têm “demonstrado força para a competição”.
Os times campeões da etapa estadual representarão a Bahia nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2019, evento que também será sediado pelo estado.
A abertura contou também com a participação do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setre), Davidson Magalhães, do diretor geral da Superintendência dos Desportos (Sudesb), Vicente Neto, e do reitor da Uefs, Evandro do Nascimento.
“Tenho certeza que esta cerimônia é apenas um começo de uma longa caminhada para construção de uma política pública para o desporto educacional, que vai ser um dos legados do JUBA e do JUBs”, disse o diretor geral da Sudesb.
Também estiveram presentes o ex-ministro do Esporte do Brasil, Ricardo Leyser, a deputada estadual e ex-secretária (Setre), Olívia Santana, o secretário do Trabalho, Esporte e Lazer de Lauro de Freitas, Uilson Souza, e o presidente do Conselho Regional de Educação Física (CREF-BA), Rogério Moura, além das representações dos atletas e árbitros das competições.
Jogos Universitários 2019
Os Jogos Universitários da Bahia (JUBA) 2019 são promovidos pela Federação Universitária Baiana de Esportes (Fube) e seguem com programação, até o próximo domingo (18), nas cidades de Salvador e Lauro de Freitas.
Veja programação e resultados
O evento conta com disputas em seis modalidades individuais e em oito coletivas, separadas também por gênero:
– Modalidades individuais: natação, natação paralímpica, judô, karate, acadêmico, League Of Legends (LOL) e FIFA 2018.
– Modalidades coletivas: basquetebol, futsal, handebol, voleibol, basquete 3×3, vôlei de praia e cheerleader (animadores de torcida).
“Para o Governo da Bahia, receber o JUBs e organizar o JUBA é um diferencial neste momento. Porque este evento que nós estamos fazendo aqui é o reforço da importância de políticas públicas voltadas para o incentivo ao esporte”, afirmou o secretário (Setre), Davidson Magalhães.
Organizados pela Federação Universitária da Bahia (Fube), o JUBA e os JUBs têm o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Superintendência dos Desportos (Sudesb).