A UNEB, por meio do Grupo de Pesquisa Forma(em)Ação GEFEP/CNPq, vinculado ao Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (Gestec), sediou na última terça-feira (29), no Campus I da instituição, em Salvador, um encontro com professores que coordenam projetos de Educação Científica na Educação Básica.
O evento também contou com a presença de representantes da Rede Pop Piauí, que fazem parte da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) do Governo Federal, para discutir a Educação Científica em Escolas Públicas Estaduais e Municipais.
A sessão teve a participação de Márcea Andrade Sales, coordenadora da mostra e docente da UNEB; de Risalva Cardoso e Subênia Medeiros, da Rede Nacional de Pesquisa; de Marília Fontes, coordenadora do projeto Educação Científica em Foco; de Fernanda Brito, do Clube de Ciência Orbitz do Colégio Central da Bahia, além de representantes da Educação Científica que participaram na modalidade online.
“A educação científica tem como objetivo incentivar o engajamento, a participação e a postura crítica dos estudantes através de uma perspectiva do ensino pela pesquisa, a partir da problematização, perguntas, investigação. Rompe assim com o ensino meramente descritivo”, afirmou Márcea Sales, docente do Departamento de Educação (DEDC) do Campus I da UNEB.
A coordenadora do projeto Educação Científica em Foco, Marília Fontes, destacou a importância da criação de espaços para a educação científica nas escolas da educação básica. “A proposta é criar ainda mais espaços de Educação Científica nas escolas da Educação Básica, da Educação Profissional e na Educação de Jovens e Adultos. Na nova grade curricular do Novo Ensino Médio, a Educação Científica ganha ainda mais força, abordando questões sócio-científicas que discutem a ciência e a tecnologia sob a perspectiva da sociedade”, declarou.
No evento, ainda foi realizada a mostra Educação Científica em Espaços Educativos (EduCCE) com a apresentação de projetos dos Clubes de Ciências dos estudantes do Colégio Estadual Roberto Santos, Colégio Estadual da Bahia Central, Colégio Estadual Pinto de Aguiar e Colégio Estadual Raul Sá, localizados em Salvador, com cerca de 30 projetos. Simultaneamente a mostra foi realizada também em Juazeiro com estudantes de Campo Formoso que apresentaram cerca de 45 projetos.
Texto e fotos: Leandro Pessoa/Ascom